Wanessa Zavarese fala da importância da cooperação entre entes federados no Fórum da Undime

Tocantins

05.04.2017

Fernanda Veloso/Governo do Tocantins

A secretária da Educação, Juventude e Esportes Wanessa Zavarese Sechim, participou na noite desta terça-feira, 4, da abertura do X Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Tocantins. Na ocasião a professora ressaltou a importância da cooperação entre município, Estado e Governo Federal para oferta de uma educação de qualidade a todos.

“Nós não vamos fazer educação sozinhos, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) precisa de cada município tocantinense, assim como cada município precisa da Seduc. Da mesma forma, todos nós precisamos do Governo Federal. É justamente essa cooperação que nos fará alcançar resultados efetivos na oferta do ensino”, afirmou Wanessa Sechim.

Outro ponto abordado pela gestora estadual foram as dificuldades encontradas nos municípios pela pluralidade dos alunos no Tocantins. “Sabemos dos desafios enfrentados por cada gestor que está aqui. Além de muitos terem assumido, em janeiro deste ano, as suas pastas passando por momentos de dificuldades financeiras, sabemos das peculiaridades do Tocantins, onde tratamos de diferentes vertentes da infância. Aqui a diversidade é ampla, contando com a infância indígena, com a infância quilombola, a infância ribeirinha, a infância no campo, com a infância urbana. É preciso considerar toda essa diversidade e a Seduc está aqui para auxiliar todos os 139 municípios nessa grande tarefa”, conclui.

A secretária que já foi integrante da Undime parabenizou a instituição pela organização do evento, considerando a importância na busca de qualificação aos gestores municipais para a melhoria de suas atuações em seus municípios.

A equipe da Seduc também foi colocada à disposição dos municípios para auxiliar na implantação dos Sistemas Estaduais de Educação e para auxiliar na construção de novas propostas para a educação infantil.

X Fórum da Undime Tocantins

O evento tem como tema “Gestão da educação: regime de colaboração como inovação e mudança” e acontece nos dias 4, 5 e 6 de abril, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), na Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Plano Diretor Sul.  A Programação conta a participação de técnicos do Ministério ad Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.