Professora produz aulas de filosofia em formato de Podcast e conquista alunos

Ciência e Tecnologia

05.10.2020

As aulas de Filosofia dos alunos dos colégios Hildebrando de Araújo e Manoel Ribas, em Curitiba, estão mais interativas, graças a um projeto da professora Suzan dos Anjos. Ela passou a gravar seus conteúdos de aula em formato de Podcast e o aluno pode, de forma simples e prática, consumir toda a matéria. A professora chama essa iniciativa de Filosofia no Foninho.

“Como os adolescentes estão sempre usando foninho, pensei em criar essa série de aulas de filosofia em formato de áudio para que eles pudessem consumir os conteúdos enquanto estão fazendo outras atividades ou mesmo realizando tarefas domésticas”, explica a professora de filosofia.

A professora conta que produz, em sua própria casa, as aulas na ferramenta Podcast disponibilizada pelo próprio Classroom do Aula Paraná. Primeiro, ela prepara a aula, escolhe os temas a serem debatidos e assim, produz o conteúdo que se encontra disponível no Spotfy e também no Classoom do aluno.

A aluna Mariana da Silva de Godoi, do Colégio Estadual Hildebrando de Araújo  conta que já tinha o hábito de ouvir podcast e ouvir suas aulas através da ferramenta tem sido uma experiência nova e positiva. “Se eu ficar perdida na aula ou não entender algo, posso dar replay e ouvir o conteúdo que a professora estava explicando. Enquanto isso posso fazer anotações, tirar dúvidas e outras ações”, conta a aluna.

A iniciativa chama à atenção, pois mostra o quanto os profissionais da educação estão inovando neste momento de aulas remotas e como as ferramentas do Aula Paraná possibilitaram a criação de novos meios de se lecionar. “Estou fazendo diversos experimentos e tentativas pedagógicas que atinjam os alunos. Quero mantê-los motivados nos estudos e poder oferecer dinamismo em minhas aulas. Esse é o principal objetivo do Filosofia no Foninho”, conta.

Inclusão e Filosofia - A professora Suzan explica que graças às ferramentas on-line e ao Classroom, ela conseguiu produzir conteúdo de uma forma que incluísse a todos e atendesse às diversas demandas dos estudantes.

Ela explica para os alunos com deficiência auditiva, há a possibilidade de baixarem um aplicativo que transcreve os áudios e assim, possibilita o entendimento de toda sua aula. “O alunos surdos, por meio de aplicativo de celular, podem acompanhar todas as minhas aulas através da leitura e assim, não são prejudicados. Continuam recebendo o mesmo conteúdo que o resto da turma e com a mesma qualidade”

“Se o aluno não possui internet para ouvir minhas aulas pelo Podcast, eu baixo o arquivo e envio no whatsapp mesmo do estudante. Dessa forma, ele pode ouvir todo o conteúdo off-line e sem gastar seus dados”, conta a professora.

As aulas de Filosofia no foninho tem atraído a atenção dos alunos e engajado as turmas da professora Suzan. Ela constata e comemora a maior participação dos estudantes e garante que sua série continuará por mais tempo.