Professora do Estado viaja para Irlanda com o projeto “Ler, Escrever… Crescer”

Prêmio

30.05.2018

A professora Fernanda Nicolau Nogueira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nilson Silva, no município de Rolim de Moura, é uma das vencedoras do Prêmio Professores do Brasil, edição do ano de 2017, organizado pelo Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras.

Fernanda Nogueira está em viagem na República da Irlanda, um Estado Europeu, onde participa de atividades educativas, palestras e visitas. Ela retorna no sábado (25) após participar da jornada de turismo internacional de Experiências Educacionais. A premiação concedida pelo Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, do Ministério da educação (MEC)

O projeto vencedor é denominado “Ler, Escrever… Crescer”, realizado com estudantes do ensino fundamental das séries iniciais dos 4° e 5° anos. É um projeto interdisciplinar desenvolvido no ano de 2016 na escola de Ensino Fundamental e Médio Nilson Silva, situada num dos bairros periféricos da cidade de Rolim de Moura, Rondônia.

A experiência surgiu quando o diagnóstico inicial revelou que, dos vinte e seis alunos matriculados, quatorze não tinham concluído o processo de alfabetização. Para atender esta necessidade preeminente de conferir aos alunos a competência de ler e escrever e ao mesmo tempo atender aos conteúdos curriculares anuais, de maneira que todos avançassem no processo de ensino, a professora utilizou os gêneros textuais e a tecnologia como bases de sustentação do projeto exitoso.

Fernanda Nogueira conta que dos vinte e seis alunos matriculados, dois estavam no nível silábico de alfabetização, sete no nível silábico alfabético e seis apresentavam grandes dificuldades ortográficas, não produziam textos, apenas frases escritas sem pontuação e sem segmentação. “Usamos a pesquisa, a leitura, a tecnologia, o reforço escolar, realizamos reuniões frequentes com as famílias, para promover o envolvimento de todos no projeto” – explicou a professora.

Prêmio

O Prêmio Professores do Brasil é uma inciativa do poder público que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Poderão candidatar-se ao Prêmio Professores do Brasil – 11ª Edição professores da educação básica, no exercício da atividade docente em estabelecimentos de ensino dos sistemas públicos de ensino federal, estaduais/distrital e municipais e, ainda, das instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino

As inscrições para edição deste ano estão abertas até segunda-feira (28) através do endereço eletrônico https://professoresdobrasil.mec.gov.br

Os vencedores sairão da lista dos 30 ganhadores regionais nas categorias: educação infantil/creche, educação infantil/pré-escola, ensino fundamental/ciclo de alfabetização, ensino fundamental/quarto ao quinto ano, ensino fundamental/sexto ao nono ano e ensino médio.