Professora conquista prêmio na Olímpiada Nacional de eficiência energética

Santa Catarina

24.11.2022

Nem só de esportes são feitas as olimpíadas. A professora Fernanda de Souza Pereira, da Escola de Educação Básica (EEB) São Tarcísio, em São Bonifácio, participou da segunda edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) e saiu premiada, junto das turmas do oitavo e nono ano.

Para participar da Olimpíada, a professora não teve que passar por nenhum tipo de competição ou prova. “Eu, como professora de ciências, me cadastrei na plataforma da olimpíada, fiz os cursos para aprender sobre eficiência energética, assisti lives, vídeos, entre outros”, explica Fernanda.

“A partir de então, convidei os estudantes para participarem da Olimpíada. Após a inscrição dos alunos dos oitavo e nono anos, começamos a preparação. Fizemos algumas atividades em sala para testar os conhecimentos. Assistimos vídeos, fiz alguns slides explicando sobre as bandeiras que vem na conta de luz, como calcular o consumo na conta de luz”, completou a docente.

Para ela, participar de olimpíadas do conhecimento, como a ONEE, é uma experiência
fundamental para um estudante, pois, além de aprender sobre as melhores maneiras de praticar o consumo consciente e racional, ele se envolve nessas competições que contribuem bastante para a formação pessoal e profissional de um indivíduo.

E a felicidade pelos estudantes participarem foi maior ainda, quando a educadora recebeu a notícia que dos 68 inscritos pela escola, 10 vão receber medalhas. “Quando saiu o resultado eu dava pulos de alegria, porque foram 68 alunos inscritos e 10 medalhas. Em tempos em que o professor tem que disputar a atenção com as tecnologias, sempre busco algo que traga os alunos para a ciência”, contou Fernanda.

Os estudantes premiados na disputa, agora, ganharão notebooks, bolsas de estudo, certificados, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento da olimpíada na sede da Aneel, localizada em Brasília.

O que é a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética?

Para entender o que Fernanda e seus alunos ganharam, é necessário saber um pouco sobre o que é a ONEE. “Ela é a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, que tem como objetivo promover a educação sobre o consumo consciente de energia. A Olimpíada é um evento técnico/científico que visa estimular o conhecimento científico nas novas gerações por meio de provas e de desafios”, explica a educadora.

As atividades feitas abordam temáticas como sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental. O objetivo da Olimpíada é incentivar os jovens que participam sobre o consumo consciente e o uso racional de energia elétrica. A ONEE é destinada aos estudantes do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil.

Neste ano, a organização do evento ofereceu ao todo 22 mil medalhas ao estudantes premiados. Além disso, 200 notebooks aos melhores colocados, sendo 166 para discentes e 34 para educadores.

Outras competições e o futuro dos desafios

Mas esse não foi o primeiro prêmio da professora nem da escola. Fernanda conta que no mês de outubro, seu trabalho de mestrado envolvendo uma sequência didática sobre o conteúdo de botânica desenvolvido com alunos da segunda série do Ensino Médio foi premiado como um dos 55 melhores trabalhos da Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza.

Além disso, a escola participou da Olimpíada Nacional de Ciências e conquistou 3 medalhas. “E também participamos da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec), resultando em destaque para uma aluna, que foi medalhista como Futuro Cientista, pois acertou mais de 70% da prova, ademais, uma aluna que ficou em terceiro lugar da região Sul do Brasil na categoria Ensino Fundamental”, contou a educadora.

E ela não pretende parar. Fernanda fala que sempre busca novos desafios, para ela e seus alunos, pois considera que a educação transforma e é o caminho para um futuro mais justo para nosso país.