Paraíba
21.03.2024“Éuma grande honra e uma enorme satisfação estar entre os finalistas desta prestigiosa competição nacional. Durante anos, tenho dedicado minha vida ao ensino da Matemática, buscando sempre inovar e encontrar maneiras criativas de transmitir conhecimento aos meus alunos”. A fala é da professora de Matemática da Rede Estadual de Ensino, Milena Monique, uma das finalistas da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), sendo classificada entre os 20 melhores professores de todo o país. Agora, Milena, que atualmente leciona a matéria no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem (CEEEA) Sesquicentenário, em João Pessoa, concorre a medalha de ouro na competição. Ela se destacou entre 600 participantes em todo o país.
Com humildade e determinação, Milena enfatizou que sua conquista não é apenas pessoal, mas representa também uma oportunidade de representar sua escola, seu estado e seu país em um evento de destaque nacional. Além disso, ela expressa esperança de que sua jornada inspire outros educadores a se dedicarem ainda mais ao ensino e à promoção da educação matemática. “Esta conquista não é apenas minha, mas de toda a comunidade escolar que me apoia e me inspira diariamente. Estou imensamente grata pela oportunidade de representar não apenas minha escola, mas também meu estado e meu país nesse importante evento. A educação e a matemática mudaram drasticamente a minha viva e é isso que busco proporcionar para os estudantes. É um prazer vê-los aprender, interessados e mudando a vida deles também por meio de oportunidades criamos juntos”, afirma.
Durante as fases da OPMBr, a professora Milena apresentou uma variedade de projetos inovadores destinados a tornar o ensino da matemática mais acessível e envolvente para seus alunos. Um dos principais focos de seus projetos é desmistificar o medo associado à disciplina, buscando oferecer uma abordagem simples e natural à matemática. Além disso, ela desenvolveu o projeto “Mulheres na Matemática", que inclui pesquisas, debates e a criação de jogos educativos, destacando o papel das mulheres nessa área. Outras iniciativas incluem desafios matemáticos em sala de aula e o "Matemátic-tac", um jornal matemático com redatoras meninas, visando promover a representatividade feminina no campo da matemática. Milena também organizou a "I Olimpíada Interclasse de Matemática", uma gincana entre as turmas, promoveu uma parceria com o departamento de matemática da UFPB para palestras e conquista de bolsas de iniciação científica, entre outras ações.
“Eu posso dizer que a professora Milena me trouxe de volta para o mundo da matemática. Quando cheguei ao primeiro ano e a conheci, conheci os projetos maravilhosos, isso capturou minha atenção”, conta Clarice Vitória, aluna da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Professora Olivina Olívia Carneiro da Cunha, em João Pessoa. A jovem expressa sua gratidão pela capacidade da professora de reavivar seu interesse pela matemática, principalmente com o jornal de matemática e o projeto sobre mulheres na matemática, que ampliaram seu conhecimento e consciência sobre a contribuição feminina nesse campo. A abordagem interativa de Milena, que incluía jogos matemáticos e atividades de interação, foi crucial para envolver os alunos e despertar seus interesses, o que foi reconhecido na competição.
A Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio é promovida por uma equipe de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em resposta aos desafios enfrentados no ensino da matemática e tem como objetivos estimular o ensino da matéria, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar talentos entre os professores, entre outros. A competição está agora na fase final, com apenas 20 finalistas. O evento de premiação está marcado para o dia 27 de março, às 18h, de forma online. Nele os 10 melhores projetos serão reconhecidos nas categorias ouro, prata e bronze. Os 10 professores da categoria ouro, na qual Milena está inserida, terão a oportunidade única de participar de um intercâmbio técnico e cultural em Xangai, na China, em outubro. O processo de avaliação dos professores participantes envolveu três etapas: uma prova, uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho em sala de aula e, por último, uma entrevista.
Abelardo Fernandes, egresso da Escola Olívia Olívia, aproveitou o momento para contar sobre o orgulho que tem de ter sido aluno de uma professora que está entre as 20 melhores do Brasil na Olimpíada de Matemática. “Eu também não era um aluno tão apegado a matemática, mas graças aos métodos, ao ensino, às vezes até um puxãozinho de orelha de Milena, eu consegui ficar mais focado, consegui gostar mais, consegui ter mais facilidade com a matéria e até participei da Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira (OBMF), quando passei para a segunda fase. Ter uma professora como Milena foi essencial no meu aprendizado e agora estou torcendo por ela. Que ela traga um ouro para o nosso estado porque com certeza é merecedora dessa conquista”.
O secretário de Estado da Educação da Paraíba, Roberto Souza, destaca a importância da conquista de Milena para a Paraíba. “Também fui professor de matemática e vejo a conquista da professora Milena Monique na OPMBr como um marco significativo para nossa educação. O empenho e a dedicação demonstrados por ela refletem não apenas seu talento individual, mas também o potencial extraordinário dos educadores paraibanos. O carinho de seus alunos mostram que ela vem fazendo a diferença na vida desses jovens, fortalecendo e os empoderando através de um ensino diferenciado. Isso é o mais importante. Parabenizo Milena por seu excelente desempenho e reitero nosso compromisso em continuar fortalecendo a educação em nosso estado”, afirma.