Professora de Geografia se destaca pela criatividade nas aulas

Tocantins

27.10.2022

A professora Paloma Silva, que leciona Geografia na Escola Estadual de Lagoa da Confusão,  utiliza estratégias diversas para transformar as aulas em espaços dinâmicos de conhecimento. 

“Nas minhas aulas sempre utilizo o elemento lúdico, a chamada metodologia ativa, que tem o objetivo de incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa. Sempre levo um balão, ou outro objeto, utilizo a luz da sala para indicar a luz do sol, ou os próprios alunos podem participar sendo atores”, explicou Paloma. 

A professora é graduada em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), é pós-graduada em Educação Ambiental pelo Instituto Federal do Tocantins, mestra em Cultura e Território pela UFT e atualmente faz doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Compartilha experiência com outros professores

A professora compartilha suas estratégias de práticas educativas tanto com docentes de outras unidades escolares e nos cursos de graduação em Geografia. E também desenvolve oficinas de cartografia com estudantes. “Aprendi essas habilidades no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que fiz parte na faculdade”, contou. 

Para a estudante Ana Beatriz Fernandes Vasconcelos, 16 anos, estudar Geografia passou a ser algo prazeroso. “As aulas da professora Paloma são ótimas e temos um maior interesse para aprender”, contou.

A estudante Wellita Rodrigues da Silva, 17 anos, também falou sobre as aulas. “Para começar ela é uma excelente professora, as aulas são bem produtivas, as explicações são interessantes que envolvem todos os alunos. É tanto que são aulas que gostamos de participar”, destacou.

A diretora da escola Elvânia Pereira de Brito ressaltou que Paloma promove o protagonismo juvenil. “A professora está fazendo a diferença com o seu dinamismo. Ela leva materiais para a sala de aula de forma que conquista o interesse dos estudantes”, frisou.

Joselia de Lima/Governo do Estado

Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado