Professora de escola pública do Piauí comemora retorno às salas de aulas que frequentou como estudante

Piaui

11.01.2023

A história de Mayara Maria de Oliveira, 30 anos, na educação começou quando ela passou a estudar na Unidade Escolar Martinho Vieira, do povoado Cajueiro, no município de Patos do Piauí, distante 413 quilômetros de Teresina. A mesma escola em que concluiu o Ensino Médio e, anos mais tarde, retornaria para a sala de aula, desta vez, como professora. A docente escolheu a área da Língua Portuguesa para compartilhar seus conhecimentos com centenas de alunos anualmente.

Hoje Mayara Oliveira é diretora da unidade e coordena a equipe de professores que funciona nos três turnos e atende a 179 estudantes do Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional via Mediação Tecnológica. Assim como ela, milhares de alunos e ex-alunos têm muito orgulho da sua trajetória escolar e da educação de qualidade oferecida na rede pública estadual.

Filha da dona de casa, Maria Aldenê Eufrásia, e do pedreiro, Zacarias Ferreira de Oliveira, ela conta como os pais foram os maiores responsáveis pelo caminho da docência. A professora, que sempre se esforçou nas aulas enquanto aluna, iniciou a carreira no magistério por incentivo dos pais e professores.

“Eu era uma aluna que sempre reforçava o que foi estudado em sala quando chegava em casa. Sempre gostei de ler. A diretora da escola na época, a professora Sueli Carvalho, e a professora Simone Martins, me emprestavam livros e DVDs com videoaulas (como incentivo). Na época, a diretora deixava a gente estudar no laboratório de informática, o que era algo bem inovador para o povoado Cajueiro”, revelou.

Formada no curso de Letras Português, no campus de Picos, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, a professora tem 11 anos lecionando na rede estadual de ensino. Mayara Oliveira ingressou como seletista, desde o ano 2000, e assumiu o cargo efetivo em 2018, na disciplina com a qual sempre se identificou.

Exercendo a profissão, Mayara Oliveira, foi descobrindo as motivações que a levariam a trilhar o magistério. “O que me chamou a atenção para educação foi o poder que ela tem de transformar vidas. A educação muda a visão de mundo daqueles que cresceram com limitações, desacreditados em uma localidade tão pequena”, conta a professora.

O retorno como professora ao chão da escola foi uma sensação marcante para sua carreira. “Senti-me reconhecida e com uma grande responsabilidade de honrar meu compromisso com a educação que tanto amo”, revelou. A professora reforça que se emociona diante do sucesso de seus alunos e a cada novo aprendizado. “Meu maior prazer é ver alunos aprovados em ENEM e vestibulares.

Longe da sala de aula, a professora concilia os horários com a função de dona de casa, mãe de uma menina e esposa. Como diretora escolar, Mayara Oliveira comenta a importância de estar à frente da escola na qual fez parte da sua vida enquanto estudante. “A gestão escolar é uma grande responsabilidade que o docente tem, pois além de gerir recursos públicos, faz a gestão de pessoas, docentes, funcionários, alunos e comunidade escolar. Dessa forma, estar na direção é levantar a bandeira da educação cajueirense como representatividade”, enfatiza a docente.

Sobre seu ofício, Mayara Oliveira mostra-se realizada e não teria outra profissão. "Não. Aqui é o meu lugar, quero fazer a diferença na vida dos cajuerenses, sonho um dia ver vários profissionais de diferentes áreas ainda dessa escola”, celebra a professora.

Matrículas abertas para 2023

As matrículas seguem abertas até o dia 20 de janeiro, com a meta de chegar a 260 mil estudantes. Para fazer a inscrição, o estudante, se maior de idade, ou o responsável devem preencher a pré-matrícula on-line e em seguida comparecer à secretaria da escola selecionada para entrega da documentação exigida.

A Seduc tem modernizado e facilitado o processo de matrícula para que, no primeiro momento, os estudantes e a família façam, de qualquer lugar, pelo sistema on-line, a escolha da escola que deseja cursar ensino Fundamental, Médio, Profissional ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). No sistema, o candidato à vaga e família podem pesquisar qual escola é mais próxima da sua residência e as vagas disponíveis.