Leuzinete Pereira é empossada para o cargo de Secretária de Estado da Educação

Maranhão

07.04.2022

A professora e supervisora de carreira da Rede Pública Estadual de Ensino, Leuzinete Pereira, tomou posse, na quarta-feira (6), no cargo de Secretária de Estado da Educação do Maranhão, em solenidade presidida pelo governador Carlos Brandão, que empossou os novos secretários e presidentes de órgãos do Governo do Estado. O ato foi realizado no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

“A expectativa é nobre e positiva. Chega ao alto comando da Secretaria uma servidora pública de carreira, uma professora. Não está aqui somente a Leuzinete, está a representação de todos os professores da rede estadual. O governador Carlos Brandão, ao fazer essa indicação de caráter eminentemente técnico, sinaliza que a prioridade é a Educação e a valorização dos profissionais”, enfatizou a nova secretária.

A educadora, de origem humilde, filha de sertanejos, destaca que irá dar continuidade às ações da política Escola Digna. “Vamos dar continuidade ao trabalho incomensurável do Governo Flávio Dino, com o programa Escola Digna, que vai além da estrutura física, porque cuida das pessoas. A perspectiva é de expansão, nós já temos uma previsão de dez escolas a serem entregues, ainda neste mês. E vamos avançar ainda mais, porque Educação é um processo de aperfeiçoamento que deve continuar”, apontou.

Leuzinete Pereira reforça que é necessário avançar em frentes estratégicas como: a Busca Ativa Escolar, para mitigar os impactos deixados pela pandemia, e a Educação Profissional, com a finalidade de qualificar os jovens maranhenses e gerar oportunidades.

“Nós temos, ainda, elevados indicadores de desigualdades educacionais e isso se acentuou com a pandemia, então, precisamos cuidar das pessoas que estão fora, que abandonaram a escola nesse período, para isso vamos intensificar a Busca Ativa Escolar. Vamos investir, também, na Educação Profissional, porque o estado, para sair desse modelo de desigualdade, ainda existente, o que não se faz em uma década, nem se faz em um só governo, é preciso cuidar da formação profissional de seus jovens para que eles se preparem para usufruir das riquezas oriundas dos investimentos que virão, porque o governador Carlos Brandão imprime uma marca também focada no modelo de desenvolvimento sustentável, valorizando as pessoas do estado”, concluiu.

Biografia

Leuzinete Pereira da Silva tem suas origens no povoado Fortes, em Pastos Bons, no Maranhão. Filha dos sertanejos Brigido Pereira da Silva (já falecido) e Eva Ferreira da Silva que, mesmo analfabetos, apostaram na educação de seus 7 filhos, que viveram uma verdadeira saga para estudar, numa época em que escola não era para toda a população. Sua história de vida pessoal aliada ao conhecimento da área adquirido ao longo da vida, lhe fortaleceu, a cada dia, na crença de que a educação é mola propulsora de transformação das pessoas e da sociedade.

É graduada em Filosofia, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especialista em Supervisão Escolar (Universidade Cândido Mendes) e Inspeção Escolar (Universidade Estadual do Maranhão), mestra em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em Ciências da Educação (Universidad Americana/UA). Ao longo de sua jornada, obteve aprovação em sete concursos públicos das esferas Federal e Estadual.

Ensino Superior

Educadora de carreira, possui larga experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, com 15 anos de experiência na UEMA e UFMA, onde atuou na docência nos anos de 1996 a 1997; professora da graduação e pós-graduação da Universidade CEUMA, lecionando por uma década (1998-2008).

Educação Básica

Na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), é professora concursada desde 1994 e supervisora escolar desde 2007. Além da docência, atuou como técnica (1998-2004 e 2009), Superintendente de Educação Básica (2010 a 2012) e Secretária Adjunta de Ensino (2012 a 2014). Foi uma das fundadoras da Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons, ocupando a cadeira de número 12.

Leuzinete Pereira integra, também, a Associação de Ex-Gestores Estaduais de Educação, onde exerceu a função de Primeira Tesoureira (2015 a 2017) e eleita Secretária Executiva em 2017. Nesse mesmo ano, retornou à docência no Ensino Superior na Universidade CEUMA.

A partir de 2015 até março deste ano, foi assessora especial do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, onde apoiou tecnicamente agendas governamentais estratégicas, a exemplo dos Consórcios da Amazônia Legal e Brasil Central, GCF Task Force (tornando-se Delegada desde 2015) e acompanhando o Governo do Estado em diversos países da América do Norte, Europa e Ásia, em agendas de articulações para o desenvolvimento sustentável do Maranhão.

 

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos
07/04/2022