Professora de Biologia utiliza realidade virtual para explicar funções do corpo humano

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

28.05.2019

Uma docente do Colégio Estadual Doutor Thiers Cardoso, em Campos dos Goytacazes, na Região Norte do Rio de Janeiro, apostou na tecnologia para explicar, de maneira interativa, as funções do corpo humano. Professora de Biologia, Marcelle Manhães utiliza um aplicativo instalado nos aparelhos de telefone celular dos alunos para que eles sejam conduzidos e participem de passeios virtuais.

A proposta faz parte da pesquisa de mestrado profissional da docente, que investiga como dispositivos móveis podem ser utilizados como instrumentos pedagógicos no processo ensino-aprendizagem.

Segundo Marcelle, os alunos baixaram o aplicativo “Expedições”, que disponibiliza tours em realidade virtual e aumentada, e ela aplica o conteúdo em sala de aula. De acordo com ela, a realidade virtual pode ser visualizada por meio de um óculos, que é instalada em uma caixa de papelão, que proporciona uma visão imersiva e interativa. Ela explica que para realizar os tours em realidade aumentada é preciso imprimir um marcador (disponível no próprio aplicativo), a câmera do telefone faz a leitura do marcador e projeta diferentes imagens.

– A ideia é fazer uma aula mais participativa e menos abstrata. O uso do aplicativo têm motivado os alunos e auxiliado na compreensão dos conteúdos – garantiu a professora.

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, declara que a utilização de ferramentas tecnológicas e outros recursos podem auxiliar os professores nas atividades em sala de aula. 

– É interessante saber que professores utilizam metodologias diversificadas para ensinar e que saem “da caixa”. A tecnologia é um aliado importante no processo ensino-aprendizagem e, também, para a compreensão dos conteúdos – disse o secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes.