Professora da rede estadual paraense incentiva proposta pedagógica que prioriza a Amazônia

Pará

30.03.2023

A Amazônia paraense é permeada de história, identidade e patrimônio cultural diversos, ricos e singulares. Pensar nessas particularidades também é importante na hora de ensinar e aplicar o conhecimento em sala de aula. Com essa premissa, foram criados a coleção de livros infantis Amazônia e o projeto de filosofia e leitura “Future-se na Amazônia”.

As propostas pedagógicas foram desenvolvidas pela professora de filosofia e escritora Aline Rossi, que atua nas escolas estaduais Albanízia de Oliveira Lima e Pedro Amazonas Pedroso. A ideia para produção dos livros surgiu em 2015, após ser identificada a necessidade de se ter materiais didáticos para as aulas de filosofia, que fossem referências para os alunos.

“A aceitação pelas crianças foi um sucesso, percebi que ali estava nascendo algo inovador, pois o material obteve resultados para além do esperado. Decidi publicar e iniciar o percurso literário para contribuir e aproveitar o lugar de fala como amazônida, favorecendo a pesquisa do ramo da filosofia amazônica e também da filosofia com crianças no Pará. Nasceu assim a coleção Amazônia, composta por sete livros com temas envolvendo perguntas que fazem pensar e ressignificar atitudes diante da identidade e protagonismo regional”, explica a docente. 

Destinada ao público infantil, entre 4 a 10 anos, a coleção de livros tem por protagonistas Filô Zezinho e Mirian, duas crianças paraenses que vivem fazendo perguntas e tentando solucionar problemas ligados à curiosidade da infância. “Os personagens refletem as crianças paraenses que no auge da infância são curiosas, questionadoras, criativas e protagonistas de uma região que precisa ser cuidada, preservada e protegida. Cada livro é uma imersão da turma como comunidade de investigação que reflete sobre um aspecto-problema do sujeito amazônida paraense que através de diálogos, perguntas e argumentos, procuram solucioná-los por meio do pensar coletivo e depois por atitudes concretas”, resume Aline.

O 1° livro da coletânea foi lançado em 2020, durante a pandemia, já os outros seis estão sendo produzidos pela editora Dalcídio Jurandir, editora pública da Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOEPA) e já estão em fase final de impressão. O lançamento será na Feira Pan-Amazônica do Livro, que será realizada em Belém ainda esse ano. A primeira edição já rodou o Brasil, o mundo e foi traduzido para a língua francesa. 

Os temas dos livros são: “Filô Zezinho em o que é a filosofia? Por uma filosofia no Pará, do Pará, para o Pará especialmente para crianças’; “Filô Zezinho em sou livre?”, “Filó Zezinho em “Mirian filósofa na Amazônia”; Filó Zezinho em atitudes por uma Amazônia de valores”, “Filô Zezinho em game over Amazônia. O Dilema do futuro”; “Filô Zezinho em o ponto de vista é a vista de um ponto. Fato ou Fake News” e “Filô Zezinho em future-se na Amazônia”. 

As 300 primeiras cópias dos seis livros serão doadas às escolas públicas do Pará, doação prevista em edital de cultura, que foi vencido pela autora. Durante a feira do livro de 2023, os exemplares estarão disponíveis à venda para outros públicos.

Os livros foram bem recebidos pelos alunos. “As crianças amam, sentem-se desafiadas e protagonistas do momento histórico que vivem. Formam opinião e exercitam a reflexão, a inteligência, os princípios éticos e esboçam o que querem como sujeitos para o futuro. Porém, nada impede que as outras faixas etárias desfrutem da leitura, pois são temas e perguntas universais que estão ligadas à curiosidade humana”, disse a professora.

BNCC - Segundo a autora, a coletânea está totalmente voltada e alinhada à proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas competências gerais que tratam entre outros temas sobre conhecimento, pensamento crítico criativo, repertório cultural e comunicação. “Também está focado nos eixos da educação infantil que retratam o eu, o outro e o nós, sobre escuta, fala, pensamento e imaginação, espaço-tempo, quantidade, relações e transformações. E o eixo do ensino fundamental que fala sobre leitura de mundo natural e social, letramento e capacidade de aprender, ética e pensamento crítico, além da solidariedade e sociabilidade”, comentou. 

Future-se na Amazônia- A coleção Amazônia deu vida ao projeto filosófico pedagógico ‘Future-se na Amazônia”, que envolve repensar a prática pedagógica, especialmente a educação na Amazônia, com o intuito de propor um paradigma educacional próprio. “Percebi que, promovendo o diálogo destes temas, algo muda na perspectiva da compreensão dos meus alunos e a atitude ética, de si mesmo, se transforma. Cheguei à conclusão então que mudando as referências das perguntas teóricas sobre o sujeito amazônida ocorre um renascimento humano e cultural nas bases e isso desencadeia um novo modo de se conceber o ser histórico amazônida e até a educação deste”, analisa a filósofa. 

Para a professora, esse é o despertar de uma nova pedagogia: a pedagogia amazônida. “Estou trabalhando muito em pesquisas, formações para professores para que esse movimento avance. Sou uma professora consciente de que não podemos, na era contemporânea, passar sem contribuir de forma concreta para que a educação renasça e evolua por meio de práticas como a do projeto Future-se na Amazônia. Tenho esperança de que o mundo caminhe diferente quando fazemos a diferença”, pontuou. 

 

Texto: Sâmia Maffra - Ascom Seduc