Professora em Aracatu é selecionada para programa de intercâmbio nos EUA

Bahia

07.12.2021

A professora de Inglês, Laís Lobo, que leciona no Colégio Estadual Coronel Cândido Silveira, em Aracatu, está entre os quatro educadores de todo o Brasil selecionados para participar do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI), nos Estados Unidos. Trata-se de uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que oferece oportunidade para que professores efetivos de Inglês do Ensino Médio regular da rede pública estadual ou municipal realizem um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos. O objetivo é fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa e oferecer aos participantes um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias para aprendizagem. 

O programa inclui aulas e treinamentos intensivos em metodologias e estratégias de ensino, planejamento de aula, liderança e uso de tecnologias em educação. Além disso, haverá um estágio supervisionado em uma escola de Ensino Médio, para que os participantes tenham a oportunidade de interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

Segundo a professora, o intercâmbio, que acontecerá entre os meses de agosto e dezembro de 2022, será uma oportunidade de aperfeiçoar o seu projeto “My English Journal”, desenvolvido no colégio, desde 2017, e responsável pela sua seleção. “Inspirado em diários que integram planejamento e autoconhecimento, além da inserção de elementos artísticos e do estímulo à expressão da criatividade, o projeto visa o fortalecimento da aprendizagem do  inglês de modo mais significativo e condizente com seu contexto social, cultural e subjetivo. Nele, são realizadas atividades de planejamento escolar, planejamento financeiro, diário de vida e outras”, explicou. 

Laís Lobo ainda falou de que forma a experiência a ser vivenciada impactará na sua prática de ensino. “Ter participado de um processo seletivo internacional para desenvolver um projeto que há anos vem sendo estudado, aprimorado e testado na minha escola é, em si, símbolo de valorização dos meus alunos e das suas histórias. Ressalto a importância da minha participação para os estudantes do colégio e, em extensão, das demais unidades da rede estadual, que possam se beneficiar do compartilhamento do conhecimento adquirido no meu retorno por meio de workshops, publicações e apresentações diversas”. 

A professora também participou da elaboração dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem, desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) como parte do planejamento pedagógico para as atividades dos anos letivos 2020/2021 no continuum curricular. “Durante a pandemia, eu participei de diversas atividades voluntárias em benefício dos estudantes da escola pública, entre eles, fui autora de oito trilhas de aprendizagem, correspondendo aos cadernos 2 e 3 da 2ª série do Ensino Médio”, revelou.