Professora da Rede Estadual é selecionada para programa de intercâmbio no Canadá

Secretaria de Estado da Educação do ES

24.04.2019

A Rede Estadual do Espírito Santo foi selecionada pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá. A professora de Língua Portuguesa da Escola Guarapari, Poliana Claudiano Calazans, ficou em terceiro lugar na região Sudeste e embarca em julho para um intercâmbio de dois meses.

A professora foi selecionada pelo projeto “Jornal Escolar e Letramento: o desenvolvimento em leitura e escrita por meio da metodologia ativa em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)”, desenvolvido na unidade de ensino há dez anos. A iniciativa combate os índices de defasagem de leitura e escrita, a evasão escolar e a reprovação, principalmente nas primeiras séries do Ensino Médio.

Como fruto deste trabalho, os alunos têm conquistado o gosto pela leitura e pelos estudos por meio da produção do Jornal Estudantil Guarazinho. O conteúdo diz respeito ao cotidiano da escola e da comunidade.

“Temos cerca de 95% de aprovação com os alunos que participam do jornal e nenhum caso de evasão escolar. Por isso, nossa proposta foi adaptar e ampliar esse projeto para as primeiras séries do Ensino Médio. Mais do que melhorar os índices da escola, a proposta de intervenção busca aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa já pensando no ingresso destes alunos no Ensino Superior”, destacou Poliana.

O projeto

Na prática, as turmas selecionadas para a atividade também participarão de quatro oficinas de leitura e produção de texto, divididas da seguinte forma: os limites entre ficção e realidade; Gêneros Digitais e Gêneros Impressos; a imagem e seus significados; e o ritmo e a linguagem corporal: música e poesia.

Na primeira oficina, os alunos farão uma caça ao tesouro para desvendar um conto de mistério por meio de QR Code e produzirão um jornal mural.

Na segunda oficina, a aprendizagem se dará por meio de um jogo gigante de tabuleiro na quadra da escola contendo conceitos, características e exemplos dos gêneros estudados.

Já na terceira oficina, haverá leitura e socialização de capas de revistas, cartuns, gráficos e tabelas. O foco da intervenção estará, principalmente, nos alunos com dificuldades de aprendizagem e no desenvolvimento de maneira lúdica de suas competências e habilidades.

Após esse período de formação, as equipes ficarão responsáveis pela elaboração e divulgação de jornais estudantis. Os melhores trabalhos serão premiados nas categorias reportagem, edição de arte, fotografia, jornalista, charge e melhor jornal.

Intercâmbio

Poliana viaja em julho para o Canadá, onde, por dois meses, participará de capacitação e desenvolverá o projeto para ser implementado na escola. O objetivo é somar forças ao trabalho que já é realizado na escola. “A expectativa é que o aprendizado conquistado no Canadá potencialize as ações que já desenvolvemos na escola para ampliarmos ainda mais os resultados já alcançados”, declarou a professora.

Texto: Geiza Ardiçon