Pará
05.12.2023Em um mundo cada vez mais conectado, o aprendizado da Língua Inglesa tornou-se uma jornada acessível e flexível. Pensando nisso, uma professora de Língua Inglesa da Escola Estadual Professora Ducilla Almeida do Nascimento, em Altamira, na região de integração do Xingu, utiliza o método de conversação com os estudantes do ensino médio regular. A proposta busca diminuir as lacunas de aprendizagem e ajuda a motivá-los a aprenderem o idioma em contextos reais de uso.
De forma on-line ou presencial, os encontros são feitos de acordo com disponibilidade dos convidados estrangeiros que visitam a região. O visitante participa da aula, sem que os alunos saibam suas informações pessoais, com isso há uma interação entre eles, com perguntas e resposta em inglês. Após isso, os estudantes reúnem as informações coletadas e criam uma texto sobre o convidado, com dados pessoais, hobbies ou até mesmo sobre a cultura daquele país.
“Os alunos têm grande dificuldade de aprenderem a falar inglês porque não têm oportunidade de usarem ou praticarem a língua. A BNCC propõe o Ensino da Língua Inglesa como língua franca para a função comunicativa-funcional, considerando que a aprendizagem do idioma deve ser priorizada para fins comunicativos. Nesta proposta é dada importância também para experiências interculturais no processo de aquisição da língua”, disse Cleide Oliveira, educadora.
Os encontros acontecem pelo menos uma vez por semestre. O intuito é que os encontros aconteçam semanalmente a partir do ano letivo de 2024. “Eu achei essa metodologia de ensino maravilhosa, porque foi muito interessante e muito legal conhecer pessoas de outros países que falam outro idioma. No início, me senti um pouco desconfortável e envergonhado na hora de se comunicar e fazer as perguntas, mas depois de um tempo eu fiquei suave, me acalmei e comecei a fazer as perguntas normais. O mais interessante nesses encontros é conhecer as pessoas”, conta Lucas Maxwel, estudante do 3° ano do ensino médio.
Intercâmbio - A educadora foi um dos brasileiros selecionados para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – Fulbright DAI), e está em território americano desde agosto.
A iniciativa é coordenada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação. A oportunidade é destinada aos professores efetivos da rede pública, que lecionam para turmas do ensino médio. Eles participaram de um curso de aperfeiçoamento durante cinco meses nos Estados Unidos.
Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc