Professora da rede estadual de Araguatins apresenta estudos no XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

TO

29.09.2021

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Com a temática ‘Poluição do Rio Araguaia, como questão sociocientífica por meio de estudos de casos’, a pesquisadora e professora do Colégio Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins, Ana Claudia Barbosa da Silva, apresenta nesta quarta-feira, 29, durante o XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec), uma etapa de sua pesquisa de mestrado, que está sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Norte do Estado do Tocantins (UFNT).

Considerado o maior evento de educação do país, o Enpec é um encontro bienal promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec) e neste ano tem como tema ‘A centralidade da pesquisa em educação em ciências em tempos de movimentos de não ciência: interação, comunicação e legitimação’.

A mestranda Ana Claudia Barbosa da Silva destaca que o interesse pela pesquisa surgiu da compreensão sobre a importância econômica do Rio Araguaia para a população ribeirinha, mediante o crescimento do turismo da microrregião do Bico do Papagaio, Norte do Estado do Tocantins, em específico no município de Araguatins.

A metodologia, aplicada através de uma sequência didática com 10 aulas, foi realizada durante o 2º bimestre de 2021, junto aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, com o objetivo de não só chamar atenção para o problema da poluição no Rio Araguaia, como também instigar a formação sociopolítica.

“O objetivo é construir conhecimento que projete decisões em ações locais. Dessa forma, incluímos os estudantes como protagonistas e os engajamos em causas socioambientais, com ações capazes de fazer a diferença, positivamente, frente aos impactos locais e globais”, destacou a pesquisadora.

O XIII Enpec teve início na segunda-feira, 27, e termina nesta sexta-feira, 1º de outubro. Os interessados ainda podem acompanhar pelo site http://www.enpec2021.com.br/evento-online/  ou acessar os vídeos que ficarão disponíveis após o término do encontro, com possibilidade de emissão de certificados aos participantes, acesse o link acima e confira as normas.