Professora cria projeto interdisciplinar e forma a "liga da justiça e dos professores de linguagens"

Sergipe

12.05.2021

O projeto "Somos todos super", encabeçado pela professora Stella Regina Cáceres da Silva, que leciona Arte no Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, localizado no município de Itabaianinha, está unindo a cultura popular de massa com os saberes sistematizados no ambiente escolar. A finalidade dessa junção é pesquisar, analisar, debater e produzir, de modo a abastecer as aulas remotas com um vasto conteúdo muito presente na vida dos jovens.

Os alunos integrantes do projeto são do Novo Ensino Médio, no qual os modismos, a cultura geek, principalmente os super-heróis, estão presentes na rotina de muitos desses estudantes.

A ideia da professora Stella ampara não somente o desenvolvimento e apresentação das diversas vertentes da Arte, como propõe que os alunos coloquem a mão na massa para produzir textos, fanzines, contos, pinturas, desenhos, dança, teatro, fotografia etc. "O objetivo central desse projeto é a superação. Por isso o título é “Somos todos super”. É super no sentido de estar no meio da pandemia, e estudar, dar aula, no caso dos professores, se superar a cada dia. Para que isso aconteça serão desenvolvidas oficinas de cunho artístico durante as aulas remotas”, explicou a professora Stella, que também é escritora.

O projeto interdisciplinar formou “A liga da justiça e dos professores de linguagens” composta dos docentes Fábio Batista e Elaine, de Espanhol; Adriana Guedes e Amanda Alves, de Inglês; Cláudia Hora, de Arte e Sociologia; e Glauco Pinto, Jussara e Aureliano, de Educação Física; além da professora Stella Regina. Trata-se dos heróis das linguagens e seus códigos na direção de um universo multicultural.

Para a jovem Millena Santos Vieira, que estuda a 1ª série do Ensino Médio, as aulas remotas estão sendo legais, pois ela está gostando muito dos professores. “Eu desenvolvi o trabalho em casa, no meu próprio celular. O trabalho era reproduzir uma obra de arte, então eu tentei ao máximo ficar parecida com a obra renascentista de Leonardo da Vinci chamada La Belle Ferronière. Eu acho legal fazermos trabalhos sobre a arte de pintores famosos”, concluiu.

Ainda de acordo com a professora Stella, o projeto foi fundado para o início do ano letivo 2021, que se iniciou em março, e a intenção é que com essa definição dos super-heróis, os estudantes assistam aos filmes, façam paródias, transmitam o que estão sentindo em relação à pandemia por meio de poesia.“Nós teremos aula remota sobre produção textual, produção criativa, porque eu também sou escritora, então vou falar com eles sobre inspiração de como escrever, de como montar o seu super-herói, como montar o seu personagem. Também vamos trabalhar as outras linguagens artísticas porque esse projeto é da área de Arte”, relatou.

Além disso, Stella tem o propósito de ir mais a fundo e ultrapassar os limites da escola ao entrevistar youtubers, realizar apresentação em canal do Instagram da unidade e, no fim do segundo bimestre, produzir um vídeo com as principais abordagens tratadas durante as aulas remotas envolvendo o projeto interdisciplinar.