Professor utiliza paixão pela matemática para motivar ensino em colégio da Bahia

Mês do professor

13.10.2015

A paixão pela matemática e a consciência da importância do educador na formação do estudante fizeram o professor Carlos Alberto Lima dedicar 25 anos ao ensino no Colégio Estadual Raphael Serravalle, localizado na Pituba, bairro da capital baiana. Conhecido por ser um professor dinâmico, alto astral e de ótima relação com alunos e colegas de trabalho, ele é exemplo de como um docente pode transformar a educação.

“Comecei a dar aulas no Serravalle ainda quando tinha a formação de Economista. Mas percebi que o profissional da educação tem que estar capacitado para atuar em sala de aula, por isso, fiz a licenciatura e pós-graduação em Matemática. A partir daí, a disciplina tomou conta de mim, como parte fundamental da minha vida, e fico bastante entusiasmado de poder passar esse conhecimento. Até hoje, ainda participo das capacitações da Secretaria da Educação, que me ajudam a estar atualizado sobre as novas tecnologias, e auxiliam nas minhas aulas”, destaca Carlos Alberto.

Sempre com um sorriso no rosto e solícito aos estudantes que o cumprimentam nos corredores da unidade, o professor Carlos Alberto conta que o educador deve estar atento ao cotidiano do estudante na sala de aula e perceber suas deficiências para tentar contribuir na melhoria de seu desempenho. “Inicialmente eu ensinava apenas no ensino médio, mas comecei a perceber um problema de aprendizado de estudantes que não conseguiam acompanhar os assuntos. Então fiz uma proposta para o diretor de assumir algumas turmas do fundamental. Junto com os colegas, conseguimos reverter esse quadro”.

Na sala de aula, Carlos Alberto mostra descontração e aplica a matemática de forma simples e de fácil entendimento. “Gosto das aulas de matemática, muitas vezes, motivada pela forma como é aplicada. O professor Carlos Alberto é muito divertido, é atencioso às nossas dúvidas e sempre traz uma alegria extra para ensinar a disciplina. Sempre fico ansiosa nos dias que vamos ter aula para aprender novas contas e fórmulas matemáticas”, conta a estudante do 6º ano, Emily Brito, 11 anos.

Indicado pelos colegas como um aluno nota 10, o estudante 6º ano Pablo Santos, 11, fala também das cobranças do professor. “Ele é muito divertido e sempre faz brincadeiras com a gente. Mas, por outro lado, também sabe dar um ‘puxão de orelha’ quando precisamos. É legal termos um professor que motiva e mostra a importância da matemática fora da escola”.

A postura do professor, não se resume na sua competência e carisma no ensino da matemática, ele ainda tem nas suas atitudes, o compromisso com o Colégio Estadual Raphael Serravalle. “Desde o momento em que assumi a direção, lembro de raras faltas do professor. Outra característica dele é não atropelar o assunto. Ele respeita os limites dos alunos e assegura estar com uma turma em sintonia. Posso dizer que temos uma equipe maravilhosa, e entre eles, tenho grande satisfação em falar de Carlos Alberto,” afirma o diretor do colégio, Ramilton de Oliveira.