Professor José Renato Nalini assume a Secretaria da Educação

São Paulo

05.02.2016

O governador Gerado Alckmin oficializou, no dia 28 de janeiro, a posse do novo secretário da Educação de São Paulo, José Renato Nalini. Desembargador e professor universitário, Nalini ocupa a vaga deixada por Herman Voorwald, em dezembro. A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e teve a presença dos demais secretários estaduais e educadores paulistas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e noFacebook

"Eu vou chamar todos aqueles que puderem colaborar para que nós possamos fazer com que a escola de São Paulo seja um lugar atraente. Um lugar onde a criança goste de estar, não só no período de aula, que ele frequente também no fim de semana, e que nós possamos usar a escola com seus espaços para exposições, para teatro, para concurso, para tudo aquilo que puder atrair", disse o novo secretário.

Nascido em Jundiaí, Nalini é formado em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da PUC-Campinas, mestre e doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da USP. À frente do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo até 2015, foi responsável pela modernização do Judiciário, através da informatização de procedimentos. Também estabeleceu uma série de parcerias com o Governo do Estado, entre elas as audiências de custódia que dinamizam a apresentação de presos em casos de flagrantes. 
Na área da educação, atua desde 1969 como professor universitário, com passagens pela Faculdade de Engenharia de Barretos, Faculdades de Direito da PUC-Campinas, USP, Padre Anchieta, FAAP e Uninove. É ainda especialista em formação, preparo, educação e seleção de juízes, tendo colaborado com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

Esta também não é a primeira vez que José Renato Nalini comanda uma pasta executiva de educação. Foi secretário interino em Jundiaí, substituindo a professora Claudia Maria de Lucca, no governo de Walmor Barbosa Martins, no final da década de 1960.

"A educação representa a chave para todos os problemas de todos os brasileiros, sem exceção. Somos em todo tempo educadores e aprendizes, ao aprender ensinamos e ao ensinar aprendemos", concluiu o secretário.

A rede paulista de educação

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo possui a maior rede de ensino do Brasil e da América Latina com 5,3 mil escolas, 230 mil professores, 59 mil servidores e 3,8 milhões de alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.