Professor inova no ensino de História e comemora o desempenho dos estudantes

Tocantins

24.10.2022

Com o objetivo de envolver mais os estudantes nos enredos da História, o professor Carlos Ribeiro, que leciona no Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, localizado em Lajeado, está desenvolvendo um projeto em que os estudantes representam os personagens históricos. Denominado de Estudantes ação e o jogo de protagonismo juvenil, o projeto desperta a curiosidade e maior conhecimento sobre os fatos históricos. 

“Trabalhamos com a produção e edição de curtas metragens em que os alunos representam esses personagens. Os trabalhos são divulgados nas plataformas digitais. E quatro deles já foram finalizados e já estão disponíveis, são eles: Independência do Brasil, a Revolução Francesa, uma releitura sobre os príncipes do Egito e Alexandre, o Grande”, contou o professor.

E antes de ser lançado um novo vídeo, a turma divulga um trailer para chamar a atenção. “Pensamos sobre o que faremos para o aluno ser um protagonista, então veio a ideia deles mesmos representarem os personagens históricos. Serviu para identificar habilidades e facilitar a aprendizagem. Percebemos que é diferente e é pedagógico. E essa iniciativa poderá servir de inspiração para outros professores”, esclareceu.

O projeto deu tão certo, que o tema cinema e pensamento fará parte das disciplinas Eletivas, e neste caso, será produzido documentários sobre os Astecas. 

A estudante Jheniffer Cristina, 17 anos, destacou a iniciativa inovadora realizada pelo professor. “Gostei dessa forma diferente de aprender e isso despertou um maior interesse pela pesquisa e pelo conhecimento”, frisou.

O aluno Alexandre Carvalho, 15 anos, também falou sobre o projeto. “Eu gosto de atuar, por isso, achei magnífica essa forma de estudar. E de certa forma, aprendemos mais, porque fomos estudar os personagens que representamos”, afirmou. 

As produções podem ser visualizadas no link https://www.youtube.com/channel/UCIsZPfke22m12tUbZw9Zs9A

Joselia de Lima/Governo do Estado

Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado