Distrito Federal
07.06.2021Publicação faz parte deprojeto da disciplina de língua portuguesa e vem empolgando a turma no processo de aprendizagem
Para o jornal escolar CEMTN NEWS a estudante Ana Clara escreveu sobre feminicídio
A busca por diferentes práticas que conquistem a dedicação dos estudantes levou o professor Eduardo Alves e sua turma ao mundo das notícias: juntos, criaram o CEMTN News, um jornal veiculado na internet com notícias e opiniões produzidas na escola.
O nome do jornal digital é uma referência à própria escola, já que a turma estuda no Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte (CEMTN).
Eduardo Alves é psicopedagogo e também professor de Português. Segundo ele, o jornal foi uma das formas de criação de conteúdo que mais chamou atenção dos estudantes.
A plataforma virou um meio de expressão dos estudantes. Lá, diferentes temas são trabalhados e o professor regente estimula o respeito social.
“Debatemos temas selecionados pelos alunos e esses variam desde ética, tabus e cidadania até direitos humanos. O amplo debate desses temas envolve pesquisas e, inevitavelmente, a saída da zona de conforto. Sempre trago situações do cotidiano em que eles se reconhecem no debate e percebem que se nada fizerem, nada será feito”, conta o professor.
Segundo Eduardo, o jornal reflete um processo contínuo de aprendizagem em sala de aula: “O projeto transita bem entre as disciplinas, enriquece a argumentativa, o senso crítico e a produção autoral.”
O professor ainda conta que o engajamento dos estudantes é de grande valor social. “Vê-los se desenvolvendo, debatendo temas de extrema relevância para que haja uma transformação social é algo muito gratificante”, acrescenta.
A voz dos estudantes
A estudante Ana Clara Rachid, 15, cursa o primeiro ano do ensino médio se mostra empolgada com o projeto.
Ela fala sobre a importância de debater temas de relevância social com os colegas e professores: “Temos a oportunidade de expressar nossos pensamentos, além de discorrer sobre temas atuais e importantes para a sociedade.”
Para publicação no jornal escolar, a estudante escreveu sobre violência doméstica. “O tema da matéria que escrevi é o feminicídio, um assunto que deve ser mais abordado devido ao aumento alarmante de casos no país durante a pandemia“, argumenta.
Por Íris Cruz | Ascom/SEEDF