Professor de física da rede estadual é homenageado pela UFMT

Mato Grosso

21.11.2022

O professor de Física, Helder Calvi Inocêncio, da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, em Colider, foi homenageado pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nesta sexta-feira (18.11), em Cuiabá. O educador recebeu condecoração no evento comemorativo aos 50 anos de instalação do curso de Física na UFMT.

Com Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e também em Física, ele atua há 14 anos na rede pública e privada de Colíder, onde ganhou notoriedade por suas metodologias ativas que visam motivar os estudantes a serem protagonistas do próprio processo de aprendizagem. Também por seu empenho em 2021, em plena pandemia da Covid-19, pela motivação aos estudantes que participaram da Olimpíadas Brasileiras de Física (OBFEP e OBF), conquistando duas medalhas na etapa estadual, sendo uma de prata e outra de bronze.

A sua história com as Olímpiadas Brasileiras de Física começou em 2018, quando ministrou a disciplina de Ciências para o 9º Ano do Ensino Fundamental e se destacou com a sua atuação diferenciada. Uma atitude que despertou na comunidade estudantil as diversas possibilidades de aprendizado no Componente Curricular.

Juntamente com a Gestão da Escola Municipal Fábio Ribeiro da Cruz, também de Colider, Helder estabeleceu em 2018 estratégias para um planejamento de aulas voltado ao processo de averiguação do aprendizado, com ênfase nas Olimpíadas. Isso resultou na conquista de nove medalhas aos estudantes, sendo seis a nível estadual (duas de ouro, uma de prata e três de bronze), além de outras três conquistas em nível nacional nas categorias Ouro, Bronze e Prata.

Em 2019, prosseguiu com seu exitoso trabalho, porém, com o Ensino Médio na Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros. O interessante é que, durante esse período, as Olimpíadas haviam se popularizado entre os estudantes, os instigando a buscarem maiores informações acerca do certame. Para completar as conquistas, as medalhas de ouro nas categorias estadual e nacional da OBF vieram juntas com uma vaga para o curso preparatório das Olimpíadas Internacional de Física.

Por essas conquistas, a Diretoria Regional de Educação (DRE) do polo Sinop, enaltece o trabalho do professor e aposta em novas vitórias dentro e fora da sala de aula. É um grande exemplo a ser seguido e que nos enche de orgulho”, disse a diretora regional Cristiane Olinda Perinazzo.