Professor de Educação Física da rede estadual é empossado no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol

Sergipe

16.10.2020

O professor Anderson Vieira de Freitas, que ensina Educação Física no Centro de Excelência Professora Maria das Graças Azevedo Melo, no bairro Coqueiral, em Aracaju, foi empossado no dia 30 de setembro como membro do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD). Com isso, ele passa a ser o primeiro sergipano a ocupar o cargo da mais alta Corte Jus Desportiva do Brasil.

O pleno do STJD é a última instância de julgamento no âmbito das competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Cada estado possui um Tribunal de Justiça Desportiva, e ao STJD também compete o julgamento dos recursos das decisões emitidas pelas instituições estaduais.

O professor Anderson Vieira explica que foi indicado pela Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) em reunião realizada no início do mês de setembro. O mandato tem duração de quatro anos, podendo ser indicado para mais quatro anos após a conclusão do exercício da função.

“Minha indicação levou em consideração o currículo e a atuação que tive durante os oito anos que passei no Pleno do TJD do Futebol em Sergipe e quatro anos no Pleno do TJD do Futsal, também em Sergipe. Fui destacado pelo reconhecimento de uma atuação justa e imparcial em diversas decisões jusdesportivas, sempre pautadas nos princípios que regem o Direito Desportivo”, declarou.

O novo membro do Pleno do STJD enfatizou o compromisso com as missões de ser agente da segurança pública e do compromisso com a ética do Futebol. “Fui indicado ao Pleno do STJD da mais alta Corte Jurídica do Brasil e sinto-me responsável em realizar um bom trabalho e honrar a missão dada, que é de, sempre, promover decisões com equidade”, frisou.

Anderson Vieira também destacou que o Centro de Excelência Professora Maria das Graças Azevedo Melo tem lhe dado todo o apoio. “Eu me sinto muito honrado com todo o apoio que a escola está me dando, pois a equipe diretiva tem o entendimento da importância de se ter um professor de educação física que está a par da implementação das regras e do bom andamento das competições”, disse.

O diretor da unidade de ensino, Tarcísio da Silva Tavares, também comemora a posse do professor. “O nosso colégio recebeu com muita alegria a notícia da posse do professor Anderson Freitas no STJD da CBF, última instância da justiça desportiva no Brasil. Saber que ele representa os atletas de futebol é motivo de orgulho, já que muitos alunos gostam e praticam a modalidade no Maria das Graças. Saber que um dos nossos professores está lá nos causa muita felicidade e honra”, afirmou.