Secretaria de Estado da Educação do ES
12.08.2019Alinhada às novas diretrizes da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) para modernização da Rede, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Aflordizio Carvalho da Silva, em Vitória, tem empregado uma metodologia “gamificada” com os alunos da 3ª série do Ensino Médio.
Como forma de fixar o conteúdo de Química para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o professor Danilo Poubel utiliza jogos e maximiza o aprendizado engajado na resolução de desafios.
“Com a ajuda dos chromebooks consigo trazer jogos voltados aos conceitos de Química, fazendo desta forma uma competição sobre os assuntos abordados em sala. Isso motiva a todos a se prepararem cada vez mais. Todos querem ganhar”, contou o professor.
A diretora da escola, Miriam Rogéria Zaneti, explicou que a técnica é utilizada para motivar o processo de ensino-aprendizagem do aluno e que, além disso, tem ajudado no controle da evasão escolar. “Nossos alunos estão cada vez mais motivados para as aulas. O trabalho tem feito muita diferença”, comemorou.
Texto: Cícero Giuri