Professor da rede estadual usa metodologia inovadora e motiva alunos a aprenderem Física

Sergipe

29.04.2021

O professor Cláudio Bispo, que ensina Física no Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, está inovando na metodologia de ensino da Física e motivando os seus alunos a aprenderem a disciplina nesse período de aulas não presenciais. Ele tem chamado a atenção pela forma com que repassa os conteúdos de Física, incentivando os estudantes a participarem da construção do conhecimento.

Ele produziu um tutorial para que os alunos possam desenvolver e executar práticas experimentais que fazem parte da grade curricular. Como as aulas são para as turmas do Ensino Médio em Tempo Integral, estão sendo trabalhados assuntos como Eletrostática, as Leis de Newton, Velocidade Média, entre outros. A ideia é que os estudantes utilizem materiais de baixo custo, que possam ser encontrados em casa mesmo. Após desenvolverem os projetos, os alunos fazem vídeos e apresentam nas aulas virtuais.

“Gosto muito de fazer práticas experimentais, e no momento não está sendo possível fazer presencialmente na escola com os alunos. Para a prática em casa, a gente sugeriu alguns materiais, mas o objetivo é que o aluno faça com o que estiver à sua disposição. Ou seja, não é para o roteiro ou tutorial funcionar como uma receita de bolo; é para os alunos terem um norte e, a partir dele, terem ideias”, explicou.

Tutorial e práticas experimentais

O tutorial produzido pelo professor Cláudio é composto de fotos e explicações sobre o experimento. Ele explica que isso já foi utilizado antes da pandemia, e que agora, a necessidade de produzir o tutorial aumentou ainda mais, para facilitar a realização das práticas experimentais durante o ensino remoto. Para isso, foi necessário adquirir um conhecimento a mais, que é a utilização de plataformas digitais como o Phet Colorado, na qual os alunos podem realizar simulações das práticas experimentais. O professor explica que, quando é possível, também é colocada no tutorial uma parte real da prática experimental a ser realizada em casa.

Para a apresentação dos trabalhadores foi sugerida a produção de slides, fotos e vídeos, por meio dos quais os alunos deveriam expor durante a aula de prática experimental na plataforma Google Meet. “Essa metodologia no ensino de Física é muito importante porque, com as práticas experimentais, os alunos podem fazer a conexão entre os conteúdos ensinados e os fenômenos físicos presentes em nossa vida”, afirmou.

Os alunos se mostram apaixonados e engajados por essa metodologia. É o caso de Clara Fernanda Morais da Silva, do 3º ano. "A nossa metodologia é muito simples, mas também muito dinâmica. O professor Cláudio nos leva a praticar e ver o assunto em nosso cotidiano. A primeira prática deste ano foi sobre eletrostática. Então, nós trouxemos esse conteúdo para a parte virtual e também para a parte caseira. Eu acredito que isso influencia bastante na nossa aprendizagem do conteúdo, porque acaba deixando de ser aquela coisa muito mecânica de sala de aula. O trabalho com as práticas experimentais me ajuda bastante a ver na prática como os assuntos funcionam”, disse.

A sua colega Narla Maria de Souza Santana disse estar gostando bastante dessa metodologia. “No ano de 2019 fazíamos as práticas presenciais, mas com a pandemia, fez-se necessário utilizar a tecnologia para o melhor aprendizado. Dessa forma, o professor Cláudio vem se dedicando bastante nas práticas experimentais. Em meu vídeo eu tentei ser o mais didático possível. Participar das práticas e fazer os vídeos a partir das nossas legitimidades é de grande importância, e eu venho aprendendo bastante”, declarou.

Maria Eduarda Santos Lisboa também compartilhou sua opinião. “A metodologia que o professor Cláudio está utilizando é muito importante em diversos aspectos. Além de nos ajudar a fixar o conteúdo que está sendo estudado de maneira fácil, fazendo com que possamos associar o assunto ao nosso dia a dia, desenvolve e aperfeiçoa outras habilidades que nos ajudarão em faculdades ou empregos que teremos futuramente. Podemos exemplificar com a criação desses vídeos, treinando nossa oratória, nossa criatividade e a execução de slides. Tudo isso irá nos auxiliar em muitas áreas da nossa vida, mas não deixando de ser importante para entender a matéria. Eu gosto muito dessa didática; é visível o quanto ela influencia no aprendizado, visto que faz uma junção de conhecimento, diversão e socialização entre os colegas mesmo a distância”, afirmou.