Tocantins
19.11.2024A Comissão Julgadora da 12ª edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal divulgou durante a última semana os finalistas da premiação e a rede estadual do Tocantins está na lista. O professor Adriano Rodrigues Carvalho da Costa, que durante a criação do projeto era docente na Escola Estadual Valdir Lins, de Gurupi, está concorrendo na categoria Tecnologia.
O projeto refere-se a um aplicativo voltado para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, com o intuito de fomentar o debate sobre a função social dos tributos e demonstrar como a correta aplicação dos recursos públicos impacta a sociedade. A solução esclarece como ocorre o gasto público e o retorno gerado para a população, com interação pelo celular.
Em 2023, o mesmo projeto conquistou o primeiro lugar do Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Tocantins, na categoria Escola. A premiação é realizada pela Associação dos Auditores Fiscais do Tocantins (Audifisco), em parceria com a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).
O responsável pelo projeto, Adriano Rodrigues, atualmente é professor do Colégio Estadual Dom Alano, em Peixe. O docente comenta que inscreveu o projeto com o intuito de oportunizar escolas, estudantes e também professores a idealizarem projetos que possam impactar a sociedade sobre o tema.
“Eu propus criar um aplicativo para celular com inteligência artificial, que pudesse integrar e auxiliar os estudantes de Ensino Fundamental e Médio a receber essas informações. Claro que, com auxílio pedagógico de um professor, para que ele possa, através de palavras-chaves, manipular esse aplicativo e estar ciente das obrigações fiscais e dê retorno para a sociedade”, explicou o professor.
A diretora da Escola Estadual Valdir Lins, Euvanice de Paula, expressou que é um orgulho imenso ver o projeto como finalista no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, além de vencedor na fase estadual. “Esse reconhecimento é fruto do trabalho da nossa equipe, alunos e comunidade escolar. A Educação Fiscal é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis, participar dessa competição nos permitiu refletir sobre a importância da cidadania fiscal e do papel da escola na formação de valores”.
Para a professora e coordenadora da área de Matemática, Jussiara Pereira, a Educação Fiscal é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis. “O projeto, na prática, visa despertar nos estudantes a consciência sobre a importância da cidadania fiscal e sua relação com o desenvolvimento sustentável. Também permitiu que os estudantes desenvolvessem habilidades críticas, criatividade e espírito de equipe”, pontuou.
Prêmio Nacional de Educação Fiscal
Ao todo, foram inscritos no Prêmio 248 projetos de 20 Unidades da Federação, destes foram selecionados 13 projetos nas categorias: Escolas; Instituições; Imprensa; e Tecnologia. Os projetos escolhidos pelas comissões de avaliação estaduais (Etapa Classificatória) foram encaminhados à Comissão Julgadora Nacional.
Os vencedores serão anunciados no dia 4 de dezembro, em cerimônia realizada no Auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins