Professor da rede estadual do Pará lança livro sobre relatos sobrenaturais em escola centenária

Pará

31.10.2023

Com 182 anos de história, o Colégio Estadual Paes de Carvalho, em Belém, é o cenário do livro “Fantasmas do Casarão”, obra de 106 páginas escritas pelo professor de filosofia Josué Leônidas Pinto da Costa, com 40 narrativas de ''visagens'' e ''assombrações'', que teriam sido observadas dentro da instituição centenária, um ''prato cheio'' para quem gosta de histórias envolvendo o misticismo do Dia das Bruxas, celebrado nesta terça-feira (31). A ideia do livro partiu de observações pessoais do autor durante conversas com integrantes da comunidade escolar. 

“Essa ideia surgiu a partir da observância de um fato que eu achei estranho. As meninas da limpeza andando em fila para o anexo, que é uma parte aqui do colégio e, eu perguntei porque elas estavam andando em grupo, em fila, como se tivessem marchado e o professor me falou que elas andavam assim porque o anexo tem fama de prédio mal assombrado e que elas já tinham sido personagens de algumas aparições misteriosas naquele lugar e elas então combinaram de só fazer trabalho coletivamente. Não iam mais sozinhas, ninguém varre a sala sozinha, ninguém anda pelo corredor sozinha, tudo em grupo. Isso que despertou a ideia. E, a partir dessas narrativas, a gente foi juntando outras e outras”, explicou o professor. 

O docente contou como foi o processo de construção da obra, onde foram recolhidos relatos de funcionários e alunos que estudaram na escola, que não mediram esforços para contribuir com a pesquisa. “Funcionava assim: eu ouvia uma narrativa do porteiro, eu produzia o texto e postava no grupo dos professores, no grupo da comunidade escolar. Aí comentavam pra cá, comentavam pra ali, diziam Josué eu também tenho uma narrativa pra te contar. E eu, então, fui coletando, produzindo o texto e publicando no grupo da escola. Quando percebi, nós já tínhamos publicado 40 narrativas”, completou Josué.

O professor contou que a maioria dos personagens da obra foram criados a partir das narrativas dos professores e funcionários da unidade. “Os personagens são as visagens e assombrações que estão nas narrativas dos funcionários, dos professores, dos vigias aqui da Escola Paes de Carvalho. São personagens diversos”, relata.

Muito entusiasmado, o educador também conta que ficou surpreso com a receptividade que o livro teve, principalmente por integrantes da comunidade escolar. “Eu fiquei surpreso com a repercussão, o acolhimento da comunidade, ficou uma coisa muito legal, muito divertida. E eu sinceramente, nesse estado de surpresa em que me encontro, me sinto honrado de ser autor de uma obra que está tendo, assim, grande expectativa em torno dela”, contou ele.

O livro ''Fantasmas do Casarão'' está em fase de pré-venda e pode ser adquirido diretamente com o autor.  A obra deve ser lançada oficialmente pela editora Dalcídio Jurandir no início de dezembro. 

Histórico - Inaugurado como Liceu Paraense, em 1841, pelo então presidente da Província do Pará, Bernardo de Souza Franco, a escola recebeu outras denominações até finalmente ser chamado de Colégio Estadual Paes de Carvalho, em 1942, em homenagem ao médico Paes de Carvalho, que, durante o seu governo, deu impulso à educação no Estado. O Colégio, hoje, é considerado o mais antigo do Estado.

Atualmente o Paes de Carvalho atende mais de 1.900 alunos , é um dos maiores colégios públicos do Pará, por onde já passaram várias personalidades paraenses como o escritor Dalcídio Jurandir, o médico Gaspar Viana, e ex-governadores, como Jader Barbalho, Simão Jatene, Lauro Sodré, Alacid Nunes, entre outros.

 

Texto: Igor Lopes, com supervisão de Bruno Magno (Ascom Seduc)