Professor da Rede Estadual de Pernambuco vence Prêmio Educação Física em Rede do Brasil

Pernambuco

14.12.2021

O professor de educação física Antônio Carlos, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Cônego Olímpio Torres, em Tuparetama, no Sertão de Pernambuco, venceu o Prêmio Educação Física em Rede. O projeto envolveu mais de 30 protótipos inovadores de todo País, onde na primeira fase foram classificados apenas 16 projetos e que seguiram em fases eliminatórias por voto popular, e desde as oitavas de final, Pernambuco se manteve firme até a grande final.  

O projeto desenvolvido pelo professor Antônio tem como principal objetivo reaproveitar a sucata de bancas e cadeiras velhas da escola e transformar em carrinhos de rolimã. Dentro do processo de construção e montagem, os alunos aprendem também outras habilidades, como marcenaria, pintura e serralheria, além da aquisição de valores, como cooperação, solidariedade, trabalho em equipe e a consciência de reaproveitar mais e consumir menos, gerando grande impacto para a preservação do meio ambiente.

A equipe do professor Antônio conseguiu uma grande mobilização em todo o Estado e com grande união e força levaram o projeto de Tupaterama, cidade com pouco mais sete mil habitantes, ao primeiro lugar do pódio, derrotando a equipe de Maringá, no Paraná, (400 mil habitantes), com o Projeto Shuffeboard.

O professor Antônio receberá uma bolsa de estudo em pós-graduação EaD na Faculdade Novoeste e a publicação do trabalho, gratuitamente, no livro da Editora Clube dos Recreadores. O Prêmio Educação Física em Rede foi chancelado pela Federação Internacional de Educação Física e Esportes (FIEPS) e os 16 projetos receberam certificados da instituição. "A gente está muito feliz com essa conquista porque o prêmio traz grande visibilidade internacional para o nosso trabalho inovador, que será publicado gratuitamente na Editora Clube dos Recreadores, além de ter o reconhecimento da FIEPS”, considerou Antônio.

O Prêmio Educação Física em Rede tem o objetivo de ser elo de referência nas mídias digitais, integrando e conectando profissionais ao que há de mais atual na área da educação física através de várias plataformas de comunicação, compartilhando conteúdos de qualidade, informando, entretendo e gerando oportunidades de crescimento aos profissionais da área da educação física.