Pernambuco
14.11.2025
A matemática é muito mais do que números e equações, é a linguagem universal que estrutura nosso mundo e molda o futuro. Para muitos estudantes da rede estadual de ensino de Pernambuco, ela representa a chave para desbloquear um caminho de oportunidades. Auxiliando os jovens nessa caminhada está o professor José Carlos da Silva Junior, da Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, no Recife, que conquistou no último sábado (07) a medalha de ouro na Olimpíada do Professor de Matemática do Ensino Médio.
A conquista de José Carlos demonstra que a maestria na área exata é, de fato, o caminho para a transformação pessoal e coletiva. Reconhecido por sua criatividade, o professor utiliza teatro, cinema, jogos e quadrinhos para desmistificar os conteúdos, provando que o aprendizado pode ser divertido. Sua vitória o levará, em 2026, à China para uma imersão internacional em Xangai.
A competição reuniu mais de 1.200 professores de todo o país e contou com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Sociedade Brasileira de Matemática e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Segundo o docente, o prêmio representa um trabalho maior que envolve estudantes, gestão, professores e parcerias. Ao longo do processo de seletivas, o apoio dos estudantes, amigos e familiares e da Secretaria de Educação fez diferença para alcançar o sucesso na vitória.
“Representar a educação pública de Pernambuco gera ansiedade, expectativa e felicidade, sendo um ato gratificante de dar voz aos professores que acreditam na transformação. A vitória é coletiva, um reflexo do trabalho conjunto que conseguiu superar o desafio da matemática. A conquista nacional reforça que a educação é o melhor caminho para todos e valida a existência de outras formas eficazes de aprendizado”, declara o professor.
Antes de sua jornada internacional, haverá uma premiação oficial em Brasília, no Ministério da Educação, com a presença de representantes da Olimpíada. Após retornar da China, a missão do professor será compartilhar o conhecimento adquirido em workshops por todo o estado de Pernambuco, envolvendo a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE).
Além disso, como medalha de ouro, José Carlos foi designado para ser um dos embaixadores do programa federal ‘Toda Matemática’, tendo a responsabilidade de divulgar e defender a iniciativa do governo federal em todo o país. O objetivo final é capitalizar essa experiência para somar e transformar a rede de ensino local.