Professor da Escola Major Alcides está entre os 50 finalistas do prêmio

Prêmio Educador Nota 10

16.07.2020

Por: Marília Mesquita

Foto: Ascom Seed

Com o projeto "Bioeconomia: a essência da perfumaria e da aprendizagem matemática", o professor Reildo Cerdeira, da Escola Estadual Major Alcides Rodrigues dos Santos, está entre os 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10. Foram inscritos 3.761 projetos em todo País.

“É a realização e o reconhecimento de todo um trabalho desenvolvido dentro da escola. Estamos vivendo um ano atípico, por conta da pandemia, mas mesmo assim conseguimos chamar a atenção dos avaliadores para o nosso projeto”, explicou Reildo.

O projeto começou a ser desenvolvido ano passado durante o II Festival da Educação Matemática, realizado pela escola, e contou com a participação dos estudantes do 2° ano do Ensino Médio. No decorrer do desenvolvimento do projeto, os alunos realizaram a produção de perfumes e colônias, coleta de dados de pesquisa, cálculo de medidas e porcentagens para efetuar as misturas. Os frascos de laboratório e embalagens serviram de contexto para o estudo dos sólidos e seus volumes.

Além disso, os estudantes montaram um destilador para a prática do experimento em público, que foi apresentado durante a Feira de Ciências e Festival de Matemática. Criaram também um Fanzine Matemático com questões em torno de conteúdos da disciplina, que virou material pedagógico para motivar alunos de outros anos. Vídeos e fotos do projeto alimentaram um blog criado pela turma.

“A realização desse projeto foi graças aos alunos, que se esforçaram muito para que tudo acontecesse, à equipe escolar que sempre nos apoiou e aos professores que contribuíram com o seu tempo e conhecimento”, comentou Cerdeira.

A Escola Estadual Major Alcides Rodrigues dos Santos é adepta da abordagem Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). “Trabalhamos todos esses conteúdos nos nossos projetos, além das competências e habilidades da BNCC [Base Nacional Comum Curricular], como empreendedorismo, protagonismo juvenil, entre outras questões voltadas para a melhoria do ensino-aprendizagem”, destacou Reildo Cerdeira.

O professor Reildo já participou de diversos prêmios e em fevereiro desse, ano juntamente com Gisele de Oliveira, que atua na Coordenação de Iniciação Científica da Seed, participou da 3° edição do Programa STEM Tech Camp Brasil 2020. O evento ocorreu na USP (Universidade de São Paulo), em São Paulo.

EDUCADOR NOTA 10 - O prêmio é destinado a projetos realizados nas áreas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio de todo o Brasil para reconhecer e valorizar professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas. Foi criado em 1998 e desde 2014 realiza premiação em parceria com a Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho.

O Educador Nota 10 também conta com o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef e patrocínio da Fundação Lemamm e SOMOS Educação. O prêmio já registrou mais de 75 mil projetos e premiou 241 educadores. Outras informações sobre o prêmio e a lista com o resultado está disponível em: premioeducadornota10.org.