Tocantins
21.02.2025A Secretaria de Estado da Educação deu início às tratativas de elaboração da minuta da política pública que dará norte ao funcionamento da Educação Indígena no Tocantins. A reunião ocorreu nesta sexta-feira, 21, na sede da Seduc, em Palmas, e contou com a participação de representantes das seis Superintendências Regionais de Educação que atendem comunidades indígenas, além do Conselho Estadual de Educação Indígena.
A proposição da Política Estadual de Educação Indígena faz parte das ações do Programa de Fortalecimento da Educação Indígena (PROFE Indígena). A iniciativa desenvolvida pela Seduc busca fortalecer a qualidade do ensino para os indígenas de oito etnias do Estado: Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela, Apinajé e Avá-Canoeiro.
Durante a reunião, os participantes seguiram a leitura da proposta da minuta de forma compartilhada. A finalidade da revisão do documento, por todos os participantes, é alinhar as informações e construir um documento legal que normatize as decisões referentes à política de educação indígena.
O diretor de Educação dos Povos Originários e Tradicionais da Seduc, Amaré Brito, falou da importância da discussão e os próximos passos da elaboração da política. “Visitamos todas as escolas indígenas do Estado para entender suas realidades e construir uma política educacional eficiente. Esse momento de debate é fundamental para garantir um documento sólido, que respeite as especificidades de cada comunidade e padronize o atendimento. Ainda teremos outras reuniões antes da versão final da minuta”, afirmou.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins