Produção de vídeos para o ensino de Geografia movimenta rotina de alunos de escola estadual em Boquim

Sergipe

25.04.2022

As aulas de Geografia e Projeto de Vida do Centro de Excelência Cleonice Soares da Fonseca, em Boquim, contam com um aliado para estimular o protagonismo e a participação dos estudantes no processo educacional. Capitaneado pelo professor Sebastião Alves, conhecido como “Professor Batata”, o projeto visa a demonstrar a importância do desenvolvimento de vídeoaulas por alunos do ensino médio em tempo integral como forma de promover o maior aprendizado dos discentes, como também criar condições de acessibilidade à comunidade escolar sobre as produções que ocorrem no espaço da escola. 

De acordo com o professor Sebastião Alves, a ação foi pensada como forma de ir além dos métodos tradicionais do processo de ensino-aprendizagem. “Tive a ideia de criar mecanismos nos quais o aluno deixe de ser coadjuvante e passe a ser protagonista do aprender, a partir de vídeos propostos e desenvolvidos por eles, tendo como embasamento os conteúdos da Geografia e Projeto de Vida na concepção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio”, disse ele, destacando que a ação também vai trabalhar a noção de interdependência e coletividade entre os estudantes. Os trabalhos serão divulgados no canal do YouTube GeoEnem.

O contexto desse projeto envolverá as turmas 2º e 3º anos do ensino médio em tempo integral. “A produção das videoaulas pelos alunos terá uma média de três a quatro minutos com um período de atividade que envolverá o 1º semestre de 2022, com a culminância no fim do bimestre. Os alunos deverão elaborar seus vídeos baseados em um roteiro didático via BNCC, em que os conteúdos serão extraídos dos livros didáticos das disciplinas geografia e projeto de vida”, explicou Sebastião Alves. Os alunos poderão explorar temas como as revoluções industriais, urbanização no Brasil, problemas ambientais urbanos, globalização econômica, redes de comunicação e fontes de energia e meio ambiente.

Para o aluno Guilherme Nascimento Rodrigues, do 2º ano, o projeto tem possibilitado muitos ganhos na sua rotina de estudos, especialmente na questão da convivência e união entre a equipe. “Então foi um trabalho muito importante porque, além de exercitar a convivência, o espírito de trabalho em equipe, que é algo que levamos para a vida toda, também está unido ao conhecimento”, salientou o jovem protagonista. 

Outra aluna que tem aproveitado a atividade é Nathaly de Jesus Nascimento, cuja equipe tratou sobre Globalização. “Realizamos o vídeo com o propósito de levar conhecimento para as pessoas de forma simples e dinâmica. Através do tema percebemos a importância do conhecimento nesse âmbito, uma vez que trata das nossas culturas, evolução dos transportes e meios de comunicações”, disse.

O projeto está na etapa de produção/edição dos vídeos e divulgação no canal GeoEnem do professor Batata. Em seguida, no mês de maio, será realizada a 1ª eliminatória dos vídeos entre as turmas, com a divulgação dos ganhadores da primeira etapa e a participação da comunidade escolar. Por fim, em junho, acontece a culminância do projeto com o anúncio dos trabalhos vencedores.

Conheca o canal GeoEnem:https://bit.ly/3vvCbF8