Distrito Federal
04.03.2020Inscrições devem ser realizadas pessoalmente a partir do dia 23 de março
Professores do Distrito Federal interessados em atuar como bolsistas do Programa Novos Caminhos, antigo Pronatec, vão poder se inscrever a partir do dia 23 de março. As inscrições serão feitas presencialmente no auditório da Sede I da Secretaria de Educação, localizada no Setor Bancário Norte, Edifício Phenícia, Quadra 2, Bloco C. O atendimento será de 9h as 16h, e a inscrição segue até o dia 28 de março.
Para se inscrever, o candidato deverá entregar a ficha de inscrição, a qual estará disponível em breve no site da Secretaria de Educação. Além disso, no ato da inscrição, o candidato deverá apresentar o documento de identificação original com foto. A inscrição é gratuita.
O candidato a Professor Bolsista deverá se inscrever no Curso Técnico Presencial ou no Curso FIC Presencial. A seleção é realizada por meio de Prova de Títulos. Os candidatos serão classificados por meio da pontuação descrita na ficha de inscrição e homologada pela Banca Examinadora.
Os professores da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal poderão atuar no programa como bolsistas, desde que não haja interferência na jornada de trabalho efetiva.
O resultado final do processo seletivo simplificado será divulgado no site da Secretaria de Educação e no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A validade será de um ano, a partir da data de publicação da homologação do resultado final no DODF, podendo ser prorrogado uma única vez.
O Programa Novos Caminhos vai disponibilizar profissionais para ministrar aulas nos cursos oferecidos pelo Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Planaltina (CEP-ETP); Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (CEMI Gama); pela Escola Técnica de Brasília (ETB); pelo Centro de Educação Profissional Articulado do Guará (CEPAG ) e ainda pelas Unidades de Ensino Remotas a serem constituídas.
Para participar do Programa Novos Caminhos como professor bolsista é necessário ser brasileiro; ter formação compatível com a área pretendida e disponibilidade de tempo para atender as atividades do programa; ter pelo menos 18 anos; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. Não podem participar professores da rede pública de ensino do DF investidos em cargo comissionado ou função de confiança de qualquer natureza, exceto se optarem pela exoneração.
Para os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) a carga horária a carga horária máxima semanal é de até 40 horas, com valor de R$ 30 por hora aula. Os professores de cursos técnicos também têm carga horária máxima de 40h, com valor de R$ 50.
Em caso de atuação em Unidade de Ensino Remota do Sistema Prisional e Sistema Socioeducativo, haverá um acréscimo de 15% (quinze por cento) no valor da hora trabalhada do professor.
A convocação dos candidatos será feita pela Coordenação Geral do Programa, de acordo com as demandas das Unidades de Ensino e seguindo a ordem de classificação no Processo Seletivo. O candidato aprovado receberá um e-mail, o mesmo fornecido na Ficha de Inscrição, e terá um dia útil para manifestar interesse ou não, a partir da hora do envio, devidamente registrado.
Rossana Gasparini, Ascom/SEEDF