PRO Piauí: SEDUC e SASC viabilizam escola de formação no Piauí

escola formaçao

22.02.2021

Em visita na manhã desta segunda-feira (22), o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, apresentou ao secretário de Estado da Assistência Social (SASC), Zé Santana, a estrutura da U. E. Demerval Lobão, no bairro Primavera, para uma parceria que visa ofertar uma escola de formação aos menores infratores que são atendidos pelo Centro Educacional Masculino (CEM). A ação é parte dos eixos propostos pelo PRO Piauí para o desenvolvimento social do estado. 

 

A integração e a visão das duas secretarias fazem parte do amplo planejamento do Governo do Piauí em oportunizar para os jovens que estejam cumprindo medidas socioeducativas as oportunidades de reinserção na sociedade. 

"É muito importante essa parceria nessa nova visão em buscar trazer para a escola de formação os menores infratores que tenham um comportamento mais calmo e menor risco. A proposta é que eles tenham uma escola de tempo integral com atividades durante todo o dia e a sua ressocialização possa se dar efetivamente de forma mais rápida e saindo, inclusive, com uma profissão", disse o secretário Zé Santana.

 

A escola Demerval Lobão é uma instituição da rede de ensino estadual e foi desativada em 2018 depois de uma reestruturação na qual os estudantes de Ensino Fundamental e EJA foram redistribuídos em escolas da região. Em 2019, o prédio abrigou os alunos da U. E. Joca Vieira devido a uma reforma na instituição. Após a desocupação em 2020, o prédio está em desuso. Depois de confirmada a parceria entre SEDUC e SASC o prédio poderá receber recursos do PRO Piauí para ampla reforma e aparelhamento para abrigar a escola de formação.

"Estamos contentes em pensar juntos essa importante ação social. Esses menores poderão contar com a estrutura do Estado para garantir, não só as suas medidas educativas, mas também garantir o processo de ensino e aprendizagem. A educação sempre será um importante instrumento social e vamos trazer essa escola de formação através do PRO Piauí Educação", disse o secretário de educação.