PRO Piauí: secretário visita obra de escola em Teresina

PRO PIAUI

17.05.2021

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, iniciou a agenda de trabalhos nesta segunda-feira (17) acompanhando as obras de reforma e ampliação do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Padre Joaquim Nonato Gomes (19ªGRE), localizado no bairro Bela Vista, na zona sul de Teresina. 

Orçados em R$ 637.331,20 (seiscentos e trinta e sete  mil e trezentos e trinta e um reais e vinte centavos), o Ceti está entre as escolas da rede estadual que recebem os investimentos do PRO Piauí Educação.

As obras têm como objetivo reestruturar os espaços físicos com ampliação de estacionamento, acessibilidade e novas adaptações para levar mais conforto aos estudantes e à comunidade. 

Durante a visita, Ellen Gera explicou que as melhorias visam reestruturar espaços físicos, além de promover a expansão do ensino público de qualidade. 

"Estamos visitando mais uma escola da rede estadual que está em reformas. O Ceti Pe. Joaquim Nonato Gomes faz parte do rol de obras do PRO Piauí Educação. Assim como esta, são várias escolas sendo reformadas por todo o estado com o objetivo de entregar um espaço com tudo que os nossos estudantes têm direito e para que os nossos professores possam sempre fazer um bom trabalho pedagógico. Para além das reformas, estamos também fazendo aquisição de equipamentos, mobílias e a parte de tecnologia", detalhou o secretário.

O Ceti Padre Joaquim Nonato Gomes funciona na oferta de ensino no regime de tempo integral do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental para 322 alunos matriculados, atualmente. Desde o dia 13 de abril de 2020, a escola passou a implantar o regime de aulas remotas e, neste período, o Ceti conquistou o prêmio gestão escolar 2020 etapa Piauí, que contemplou as experiências exitosas das escolas, realizadas frente à pandemia da covid-19.

O diretor da escola, Antônio Filho, esteve também acompanhando a evolução no canteiro de obras e destacou a expectativa da comunidade escolar para receber a nova estrutura.

"Estamos com o secretário Ellen Gera realizando o acompanhamento da execução de reforma da nossa escola e felizes por encontrar uma evolução. Todos da comunidade estudantil estão na expectativa para a entrega e que possamos usufruir os novos ambientes que favoreçam ainda mais a aprendizagem dos estudantes", disse.

A estudante Elis Maria, do oitavo ano do Ensino Fundamental no centro de tempo integral, também esteve acompanhando as futuras instalações que logo poderá usufruir com os seus colegas de turma.

"Nós, alunos, estamos ansiosos para a conclusão desta reforma que nos beneficiará com a melhoria na qualidade de estudo e salas, bibliotecas, ou seja, espaços mais adequados e eu não vejo a hora de iniciar as aulas na nova escola", destacou.

PRO Piauí

A reforma e construção de novas escolas fazem parte do PRO Piauí, que está investindo na expansão da rede estadual. O PRO Piauí é o maior investimento já realizado pelo Governo do Piauí e a soma de R$ 1 bilhão e 652 milhões conquistado na Justiça pelo Estado será aplicado integralmente nas escolas da rede estadual de todo o Piauí. As melhorias visam reestruturar espaços físicos, além de promover a expansão do ensino público de qualidade com objetivo de levar desenvolvimento econômico e social de todos os municípios piauienses.