PRO Alfabetização na Idade Certa atenderá 200 mil crianças piauienses

Piaui

25.05.2021

A alfabetização é um processo que se inicia com a leitura de mundo da criança e, para garantir que esta leitura alcance todos os estudantes piauienses, foi lançado o programa PRO Alfabetização na Idade Certa. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (24), pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 

Participaram da solenidade o governador Wellington Dias, a Vice-Governadora, Regina Sousa, o secretário da Educação, Ellen Gera, o secretário da Fazendo da, Rafael Fonteles, a Deputada Federal, Rejane Dias, o Presidente da Assembleia Legislativa Estadual, Themístocles Sampaio,  o prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Wilney Rodrigues, a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI) e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, assinaram o termo de adesão definindo competências, responsabilidades e pactuando metas do programa. 

"Acompanhamos em tempo real a adesão dos municípios. Com o PRO Alfabetização na Idade Certa, o município entra com sua equipe realizando o trabalho que já vem sendo executado na esfera da cidade e o Estado entra como colaborador na perspectiva de garantir as condições para a formação continuada e ter um plano para que os 200 mil alunos tenham o completo domínio da leitura. O objetivo é melhorar a aprendizagem na idade certa a cada ano com acompanhamento do Saepi, investir em qualificação com as parcerias e garantir às novas gerações outro patamar educacional e, assim, fazer com que as crianças tenham as condições de passar pelo Ensino Infantil até a universidade", ressaltou o Governador Wellington Dias. 

Na solenidade que aconteceu no formato híbrido, com a presença de representantes no Palácio de Karnak e parceiros participando de forma remota, foi apresentado o mapa com os doze territórios piauienses e os municípios que já aderiram ao programa. 

Participaram também da solenidade as estudantes do Ensino Fundamental, anos iniciais, Sara de Carvalho Lima, que estuda no 1º ano da Escola Municipal Dom Helder Câmara e Iasmin Fontenele, estudante do 2º ano na Unidade Escolar Sinval de Castro, escolas localizadas em Teresina. Com desenvoltura, as crianças leram dois poemas que destacam a importância da leitura e incentivo a aprendizagem na idade certa.

 

SOBRE O PROGRAMA 


O PRO Alfabetização na Idade Certa é o maior projeto de alfabetização já criado na história do Piauí e surge com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e dos resultados de aprendizagem dos estudantes. Com investimentos na ordem de 75 milhões de reais, a iniciativa visa apoiar os 224 municípios piauienses na busca pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino.  A expectativa é beneficiar mais de 200 mil crianças nas escolas públicas de ensino fundamental, como pontuou o secretário da Educação, Ellen Gera. 

"Garantir o acesso de qualidade do aprendizado é o grande passo para trabalhar dentro da sala de aula. Por meio de convênio com as prefeituras, a Secretaria Estadual de Educação vai fornecer, aos municípios, material complementar e de apoio pedagógico para a alfabetização. Vamos também levar programas como o Saepi, que permitirá às redes terem dados precisos e que se paute as atividades escolares. Além de tudo isso, beneficiaremos mais de 200 crianças. Colocar a alfabetização na pauta neste momento é plantar para o futuro, cuidando do presente", afirmou o gestor. 

Representantes da Fundação Lemann, do Instituto Natura e da Associação Bem Comum também participaram do evento, como entidades parceiras do programa. A diretora de Educação da Fundação Lemann, Camila Pereira, destacou o fortalecimento desafiador da educação brasileira e a importância do programa em regime de colaboração. 

"É uma alegria estar reunida para fazer um pacto pela alfabetização das crianças, como a Iasmin e a Sara. Vivemos um momento desafiador para a educação brasileira e celebrar com o Piauí este momento se torna mais relevante. Na fundação Lemann acompanhamos a evolução dos indicadores do Piauí na educação, como o avanço do Ideb em todas as etapas, o que demonstra o esforço e seriedade para também alcançar este compromisso", disse Camila. 

Presente também na solenidade, o secretário da Fazendo Piauí, Rafael Fonteles, reforçou os esforços do PRO Piauí para garantir ações em todos os níveis que sejam revestidos em progresso para o estado. 

"O Governo do Estado, dentro do PRO Piauí Educação, está atuando para garantir a Alfabetização na Idade Certa, universalizando a alfabetização de todas as crianças até 7 anos de idade, ou seja, este processo deve iniciar com a alfabetização completa com letramento, para ler, escrever e interpretar texto, como também para o letramento matemático e, assim, as crianças terem autonomia nos estudos. Hoje é importante destacar a parceria com garantia de recursos junto às prefeituras para atingir a meta com formação, material didático e sistema de avaliação", finalizou. 


ADESÃO 

O município deve  enviar o convênio assinado quando clicar e confirmar sua intenção no mapa abaixo: 

https://www.seduc.pi.gov.br/proalfabetizacao/. 

É necessário o envio do Convênio de Adesão preenchido e assinado para o e-mail do PRO Alfabetização na Idade Certa (proalfabetizacao.idadecerta@seduc.pi.gov.br), para a efetivação da adesão do município ao programa.

O Prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Wilney Rodrigues, participou da solenidade representando a APPM. "Destacamos a importância de estabelecer o forte diálogo com a APPM, representando os municípios piauienses e que, de fato, conheçamos as carências e obstáculos locais. Todos os programas que vierem beneficiar a educação do nosso estado serão abraçados pelos municípios piauienses e esta união deverá ser fortalecida para vencer os desafios da educação e, assim, alavancar o crescimento das nossas cidades", afirmou Wilney.

O programa prevê, também, formação continuada para os gestores das escolas, coordenadores pedagógicos e para professores que atuam na pré-escola e alfabetização. Serão capacitados gestores de 8 mil escolas e mais de 15 mil professores das redes estadual e municipais que estão diretamente ligados com o ciclo de alfabetização. 

Érica Graziela Melo, presidente da Undime-PI, comemorou a pactuação entre diversas frentes em prol da ampliação da educação no Piauí. "Este é um importante e histórico momento para a educação piauiense, com o lançamento de uma política pública estadual voltada para a alfabetização das nossas crianças. Os municípios piauienses há muito esperavam esse momento e nos sentimos felizes ao ver o governador ser pioneiro em investir em uma política de alfabetização que busca a equidade no nosso estado. A Undime realizou forte mobilização junto aos municípios para realizarem adesão ao programa. Acreditamos que, por meio do regime, teremos resultados positivos no trabalho da construção de uma educação pública de qualidade", afirmou Érica Graziela. 


AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO 


O PRO ALFABETIZAÇÃO prevê que as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental sejam avaliadas sobre seus conhecimentos de Português e Matemática através do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), verificando inclusive a questão da fluência leitora dos alunos. 

A partir desse resultado, o Governo vai premiar com até R$ 80 mil reais as 150 melhores escolas do ranking e com até R$ 40 mil, as 150 que estiverem com indicadores menores, para que as unidades invistam  em programas pedagógicos e, assim, possam melhorar o desempenho.