Primeiros educadores do projeto “Mestre Qualificado” entram na reta final dos cursos de mestrado da UEA

Amazonas

19.03.2025

Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, e em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), o projeto prioritário “Mestre Qualificado”, do programa “Educa+Amazonas”, conclui, no primeiro semestre de 2025, a formação de 40 professores e pedagogos contemplados nas primeiras turmas de Mestrado em Educação, Letras e Arte, Ciências Humanas e ProfÁgua (Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos). 

 Nesta reta final, os professores realizam as defesas de suas dissertações nos programas oferecidos pela UEA. Para 2025, a expectativa é que 65 educadores ingressem em novas turmas de Mestrado, com previsão de conclusão em 2027. 

 A Secretaria de Educação garante o afastamento dos servidores do Quadro do Magistério Público da Secretaria, com direito à percepção do vencimento e demais vantagens inerentes ao cargo. O objetivo é que os profissionais retornem à sala de aula com o olhar também de pesquisador. 

“A gente entende que eles vão devolver, como educadores, após pesquisarem e reconhecer esse papel essencial que eles têm, toda essa pesquisa, aplicando metodologias inovadoras na rede, aprofundando os conhecimentos pedagógicos, interdisciplinares, e aí levar até o aluno um professor mais qualificado e alinhado às necessidades dos nossos estudantes”, afirmou a gerente de Articulações e Desenvolvimento Profissional, da Secretaria de Educação, Darle Teixeira.

 

Transformar a educação por meio da pesquisa

Um dos novos mestres a integrar o corpo docente da Secretaria de Educação é o professor de Língua Portuguesa Luiz Guilherme Melo. O professor realizou a defesa de sua dissertação nesta terça-feira (18/03), no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UEA.

Luiz Guilherme desenvolveu a pesquisa "Dose de Letra: o uso do Podcast como prática educativa no ensino da Literatura do Amazonas em uma escola de Manaus", sob orientação da Profa. Dra. Carolina Brandão Gonçalves. O estudo investigou o potencial pedagógico do podcast para despertar o interesse dos estudantes da Educação Básica pela literatura do Amazonas, tornando o ensino mais dinâmico e envolvente.

 A pesquisa envolveu um grupo de dez alunos do Ensino Médio da Escola Estadual (EE) Maria da Luz Calderaro, localizada na zona centro-oeste de Manaus, na produção de dois episódios de Podcast sobre os poetas amazonenses Thiago de Mello, autor de “Os Estatutos do Homem”, e Luiz Bacellar, autor de “Sol de Feira”. 

“Os resultados mostram que o engajamento de estudantes na produção de um episódio de podcast, que inclui leitura, pesquisa, roteirização e gravação, não apenas aproximaram os estudantes das obras literárias amazonenses, mas também aumentaram o interesse deles pela leitura literária”, afirmou o professor pesquisador Luiz Guilherme Melo.

 Além dos programas de Mestrado, mais de 3 mil professores do Ensino Fundamental e do primeiro segmento da Educação para Jovens e Adultos (EJA) também participaram do projeto Mestre Qualificado por meio do curso de pós-graduação “Saberes e Práticas para a docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática”, finalizado em novembro de 2024.

TEXTO: Maria Eloá

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar