Rio Grande do Sul
12.11.2021A Educação tem um novo desafio, que já está sendo implementado, mas que trará resultados positivos para a sociedade nos próximos anos. A inovação é o que transformará o Ensino Médio em uma área de novos saberes e de abordagens de diferentes aspectos do conhecimento, levando em consideração a aptidão de cada aluno, os seus interesses, e, sobretudo, seu projeto de vida. E é essa adaptação à realidade atual que está sendo tratada durante o Seminário Estadual do Ensino Médio, uma realização da Secretaria da Educação do RS, com o apoio do Sebrae RS. O evento iniciou na tarde desta quinta-feira, 11, e segue até esta sexta-feira, 12.
CLIQUE AQUI PARA GARANTIR INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO NO SEMINÁRIO
Durante esse primeiro dia de Seminário, foram abordadas as principais mudanças que já estão em andamento no Ensino Médio e que impactarão diretamente a educação dos adolescentes. A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira; o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares; e a diretora do Instituto Reúna, Katia Smole; comentaram sobre o plano de implementação do Ensino Médio no Rio Grande do Sul a partir da homologação do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio, a concepção e visão geral das escolhas profissionais dos alunos, normatização e articulação, projeto político pedagógico e regimento escolar, metodologias ativas, os itinerários formativos, a formação de professores, a educação profissional e as avaliações.
“A ideia desse seminário é oportunizar a presença de expoentes nacionais sobre o Ensino Médio e debater seus principais aspectos com os educadores da Rede Estadual. A meta é colaborar na construção dessa modalidade de ensino tão demandada e tão necessária para a nossa juventude”, afirma a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira. Ela acredita que o século 21 é um momento de reintegração dos saberes. “O século 20 foi verticalizador e aprofundador do conhecimento. O que foi muito bom. Agora, no século 21, o desafio é reintegrar a educação. Então, o Ensino Médio, com os itinerários formativos e o projeto de vida, nos permite caminhar por este mundo da intersecção, da globalização e desse sentido de integração”, reitera.
O secretário estadual de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, comentou sobre a implantação do Ensino Médio enquanto ele esteve à frente do Ministério da Educação, em 2018. “É importante destacar que a reforma do Ensino Médio tem sido discutida há bastante tempo. No Plano Nacional de Educação, por exemplo, a ideia era justamente esta. De ter itinerários formativos, disciplinas eletivas, e desde aquela época, já havia uma discussão nacional, feita por lideranças educacionais, sobre estas mudanças. Então, a partir da homologação da nova Base Nacional Comum Curricular, se torna necessário que se mude um conceito de engessamento dos saberes para um modelo que considere os aprofundamentos do conhecimento conforme a aptidão do aluno. Isso precisa ser acelerado no Brasil”, relata.
A diretora do Instituto Reúna e conselheira do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, Katia Smole, analisa que a parceria, entre as secretarias estaduais da Educação e os seus respectivos conselhos, é benéfica para implantação e aprovação dos novos currículos do Ensino Médio. “Esta mudança estrutural e esta sensação de que alguma coisa diferente precisava ser feita já vem de muito tempo. É uma discussão antiga no país. Foi uma construção histórica que culminou com a elaboração da nova BNCC. Isso muda não só a forma do Ensino Médio, mas de uma forma pessoal, que oferece uma formatação mental diferenciada daquilo que estávamos acostumados. Por isso, os itinerários formativos são o principal pilar do novo modelo de Ensino Médio”, conta.
A programação do Seminário Estadual do Ensino Médio segue no dia 12 de novembro com a participação da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, além de Ana Inoue, Maria Helena Guimarães de Castro, Paulo Andrade, Márcia Carvalho e Claiton Costa.
14h
Abertura
Raquel Teixeira
14h10
Educação Profissional
Ana Inoue
Claiton Costa
15h
Avaliação
Maria Helena Guimarães de Castro
16h
Formação de professores
Paulo Andrade
Márcia Carvalho
17h
Encerramento