Primeira unidade do 'Creches por Todo o Pará' celebra um ano com 600 crianças

Pará

12.04.2023

No primeiro ano de funcionamento do centro de referência de Educação Infantil Professor Orlando Bitar, em Belém, já são atendidas 629 crianças com idade entre zero e cinco anos. Entregue no dia 6 de abril de 2022, a unidade-modelo da política estadual "Creches por Todo o Pará" permite que dezenas de mães deixem seus filhos em um local bem estruturado enquanto trabalham, sem precisar pagar por isso.

Ana Carolina Capela é mãe de Alicia Ramos, de 4 anos, aluna do Pré I da creche, e ressalta que se sente tranquila para trabalhar desde que a filha conseguiu a vaga no centro. “Além de serem maravilhosos na vida das crianças, eles (profissionais da creche) dão um apoio incrível para as famílias também. Nos sentimos seguros de deixar a Alicia aqui, porque tudo o que ela precisa para se desenvolver vemos no dia a dia desse espaço, seja relacionado com a estrutura, assim como os cuidados dos profissionais”, destaca.

O pai da Alicia, Adriano Capela, conta que entre as mudanças no desenvolvimento apresentadas pela criança, desde que começou a frequentar o espaço, estão a maior atenção nas atividades, proatividade, obediência, disposição, além da criação de uma rotina saudável, inclusive, do sono. “Nós só temos a agradecer pela oportunidade. O coração dos pais, durante essa manhã de programação de aniversário da creche, foi só emoção e alegria”, diz.

Programação de aniversário

A manhã desta quinta-feira (6), foi de celebração do primeiro ano da creche, e começou com o ‘parabéns’ cantado pelas crianças, pais e servidores da Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc), seguido de um abraço coletivo. A programação incluiu apresentação do coral dos alunos, danças, exposição “Eu faço parte dessa história: CREI Professor Orlando Bitar” e oficinas em sala (origami, massinhas, brinquedos recicláveis, pintura).

“A programação foi recheada também de emoção pelo trabalho que desenvolvemos aqui nesse primeiro ano, que nos dá muito orgulho. São 629 crianças, sendo 40 com algum tipo de deficiência. Tenho uma relação de avó com elas e ver os benefícios que esse espaço traz tanto para elas quanto para as suas famílias representa uma felicidade só. Tenho 53 anos de gestão escolar e aqui nessa creche eu sigo aprendendo todos os dias. Esse trabalho nos faz muito felizes e que venham novos desafios”, comemora Vera Lúcia Leal, diretora do ‘Orlando Bitar’.

A unidade de ensino e a política pública como um todo reforçam o compromisso do Governo do Pará em zerar o déficit de 30 mil vagas em creches para crianças de até cinco anos. "A creche Orlando Bitar é um grande exemplo do sucesso do programa 'Creches por Todo o Pará', que será fortalecido nos próximos anos com mais 149 unidades como essa por todo o Estado.

Os primeiros mil dias de uma criança são um dos mais importantes e garantir que elas estejam na escola desde o começo fortalece o processo de aprendizagem nos próximos anos das suas vidas. Lugar de criança é na escola", destaca o titular da Seduc, Rossieli Soares.

O programa é uma ação governamental pioneira, desenvolvida pelo Estado com o objetivo de reduzir o déficit de vagas na educação infantil, além de fortalecer a educação básica. A creche também é um ponto de qualificação para os profissionais que atuarão nas 149 creches que serão entregues em todo o estado.

“Os meus filhos também completam um ano aqui na creche e posso dizer que a nossa vida mudou para melhor. O desenvolvimento deles está sendo maravilhoso, com um ensino pedagógico muito evoluído, todo aparato dos profissionais da educação, com uma estrutura física incrível. Foi uma benção de Deus conseguir vaga para eles aqui. Eles têm todo o suporte que uma criança precisa e tem o direito de ter, tudo isso com um ensino de qualidade e muito amor”, afirma o corretor de imóveis, Fernando Villa-Real, que é pai de Paulo e João, que são alunos do espaço.

A creche dispõe de salas para o maternal I e II, pré-escola I e II, brinquedoteca, enfermaria, biblioteca infantil, sala de dança, sala dos professores, espaço do soninho, de higienização e multimídia. A unidade também conta com consultório dentário, escovódromo, refeitório, almoxarifado, além de banheiros feminino e masculino, entre outros equipamentos educacionais. Uma infraestrutura que proporciona a meninas e meninos locais confortáveis, humanizados, com ensino de qualidade e gratuito.