Primeira etapa dos Jogos Escolares de Roraima vai movimentar mais de 400 alunos-atletas em Normandia

Roraima

30.06.2022

Começa na sexta-feira, 1°, a primeira fase dos 49° JER’S (Jogos Escolares de Roraima). A etapa Regional I ocorrerá em Normandia, no período de 1° a 4 de julho. A cerimônia de abertura está marcada para as 19h, no Ginásio Estadual de Normandia.

Os JER’S são realizados pelo Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto). O IDRR (Instituto de Desporto de Roraima) é o setor responsável pela organização do evento.

“Estamos preparando a melhor festa esportiva. É uma determinação do governador Antonio Denarium, após dois anos de pandemia, organizar os melhores Jogos Escolares para nossos estudantes. Será um momento também de reencontro e confraternização entre os atletas e professores”, destacou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.

A Regional I reunirá 429 alunos-atletas de 14 escolas, sendo cinco localizadas em Normandia, quatro em Bonfim, e cinco no Cantá. As disputas serão realizadas nas modalidades de Futsal e Atletismo.

Normandia será o município sede que irá receber os atletas de Bonfim e Cantá. Os estudantes contarão com transporte, alojamento e alimentação no local durante o período da competição. Na sequência, a Regional II está prevista para ocorrer em Rorainópolis, entre os dias 7 e 10 de julho, para os municípios de Caroebe, São João Baliza e São Luiz.

 OS JERS 

A 49ª edição dos Jogos Escolares de Roraima ocorrerá em seis fases, sendo quatro fases regionais, fase capital e fase final. A Regional I será em Normandia. A Regional II ocorrerá em Rorainópolis. A Regional III será realizada em Caracaraí, de 13 a 16 de julho, para atender os estudantes dos municípios de Mucajaí e Iracema.

A Regional IV será em Amajari, de 20 a 23 de julho, e contemplará os municípios de Pacaraima, Alto Alegre e Uiramutã. Já a etapa capital será realizada em Boa Vista, de 27 a 30 de julho, atendendo alunos-atletas de escolas da cidade de Boa Vista e da Zona Rural.

A grande fase final, que reunirá as equipes e atletas classificados nas fases regionais e capital, está marcada para ocorrer em Boa Vista, no período de 03 a 10 de agosto.

Os alunos-atletas vão disputar o lugar mais alto do pódio em dez modalidades individuais (atletismo, ciclismo, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e ginástica rítmica) e em quatro coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol), nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nos naipes masculino e feminino.

No xadrez, somente haverá disputa na categoria 15 a 17 anos e a ginástica rítmica, na categoria 13 a 15 anos, somente no naipe feminino. Já a modalidade de futebol de campo será disputada em um outro evento escolar que será organizado pelo IDRR no segundo semestre deste ano.

A última edição dos Jogos Escolares de Roraima realizada em 2019 reuniu 3.304 alunos-atletas de 127 escolas da capital e do interior. 

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed