Primeira edição do Dramatiza Tocantins celebra arte e cultura em noite de encerramento

Tocantins

26.09.2024

Em uma noite repleta de drama e com grandes apresentações de comédia e mistério, os participantes envolveram o público e conquistaram os mais calorosos aplausos na 1ª edição do Dramatiza Tocantins, na quarta-feira, 25, em Pedro Afonso. A iniciativa, que evidencia cultura e a arte nas escolas, é realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Com a finalidade de incentivar o crescimento cultural e as linguagens oral e corporal dos estudantes, as performances realizadas pelos 33 estudantes finalistas abordaram diversos temas, inclusive relacionados à saúde mental, como bullying, depressão e ansiedade.

O diretor de Lazer, Cultura e Desporto da Seduc, Tiago Evangelista, destaca que o primeiro Dramatiza marca um novo capítulo no incentivo à arte e à cultura nas escolas estaduais. “O concurso valoriza o talento dos nossos estudantes e ressalta a importância da interpretação como forma de expressão e desenvolvimento pessoal. Fico muito orgulhoso em ver o engajamento e o entusiasmo dos nossos estudantes, que demonstraram talento, disciplina e dedicação”, completou.

O corpo de jurados avaliou os participantes com base nos critérios: figurino, cenário, direção, oralidade e postura de palco, e fidelidade para o estilo registrado na inscrição (comédia, tragédia ou drama). Além disso, o melhor ator e a melhor atriz receberam um troféu cada, com base no domínio de palco, incorporação da personagem e desenvoltura na apresentação.

A estudante Anna Letícia Martins Soares, do CMTO Diaconízio Bezerra da Silva, de Paraíso, terminou a competição duplamente vencedora, levando não apenas o primeiro lugar, como também o troféu de melhor atriz, pelo esquete “Sombras Internas”. “Eu nunca esperei na minha vida conseguir nada disso, nunca atuei. Essa foi a primeira vez e estou muito realizada. Quando cheguei aqui e vi tantos talentos, eu já estava feliz só por ter passado pela etapa regional, mas venci e estou tão feliz”, comemorou a estudante, que não conteve a emoção.

O troféu de melhor ator ficou com o estudante David Madson Nunes, que também ficou em segundo lugar com o esquete “A morte”, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires Franca, de Arraias. “Estou bastante feliz, esse era o sonho do nosso inspetor, que infelizmente faleceu, mas ele queria que a gente viesse para cá, ganhasse esse prêmio e aí conseguimos. Estou muito orgulhoso do nosso trabalho”, destacou.

O gerente de Arte e Manifestações Culturais da Seduc e idealizador do projeto, Josafá Miranda de Souza, declara que esse projeto é o seu coração que pulsa intensamente. “Esse é o primeiro Dramatiza, e é um desafio para todos, porque é uma inovação. A dramaturgia é a forma de experimentar o outro lado, a estigma na verdade que vem com o figurino, com a personagem que não é o real, mas que transmite para o ator essa sensação diferente de ser. É experimentar o outro, estar no corpo e na pele do outro, na mente e pensamento”, revelou o ator, que ao final das apresentações emocionou o público com uma impressionante dramatização do conto “Um cinturão”, de Graciliano Ramos.

Premiação

Os grandes vencedores da primeira edição do Dramatiza Tocantins foram: em 1º lugar, o esquete “Sombras internas”, do CMTO Diaconízio Bezerra da Silva, da SRE de Paraíso; em 2° lugar, o esquete “A morte”, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires Franca, da SRE de Arraias; e em 3° lugar, a esquete “A morte da cachorrinha em o Auto da Compadecida”, do Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula, da SRE de Miracema.

Os três primeiros colocados da etapa final presencial, seus respectivos orientadores e unidades escolares, foram contemplados com a seguinte premiação:

1º lugar: Troféu e três mil reais para os estudantes, três mil reais para a escola e mil reais para o professor;

2º lugar: Troféu e dois mil reais para os estudantes, dois mil reais para a escola e mil reais para o professor;

3° lugar: Troféu e mil reais para os estudantes, mil reais para a escola e mil reais para o professor.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira /Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins