Presidentes e vices de grêmios estudantis participam de curso de liderança

Mato Grosso

14.08.2023

Representantes de grêmios estudantis das escolas da rede estadual de ensino participam, a partir de segunda-feira (14.08), de um curso sobre liderança. As aulas estarão disponíveis até o dia 29 de novembro na plataforma da Politize - organização da sociedade civil que forma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia.
 
De acordo com o representante dos grêmios da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Leonardo Coelho, o curso é voltado para estudantes que desejam entender melhor a função que exerce na comunidade escolar e desenvolver o protagonismo, de modo que sejam capazes de planejar ações, promover a empatia e a garantir a equidade no contexto escolar.
 
Serão 40 horas de discussões e reflexões que vão ajudá-los a exercer a liderança estudantil com melhor entendimento sobre o sistema educacional, sobre o papel na escola e as potencialidades, buscando resolver problemas de maneira racional e democrática.
 
Nesta etapa, 257 representantes de grêmios no Estado se inscreveram para esta turma. O próximo curso para novos alunos estará disponível em novembro deste ano.

Estudante do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Parecis, em Campo Novo do Parecis, Maria Eduarda Lemos Oliveira, disse que está feliz com a oportunidade que a Seduc está ofertando de capacitar todas as vozes do corpo estudantil. “Poderei desenvolver habilidades pessoais que podem, um dia, me garantir até mesmo ser presidente do Brasil”, declarou. 

Já o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o curso de Liderança Ativa ofertado aos representantes do Grêmio Estudantis dá a oportunidade deles compreenderem o que é ser líder.

“Subsidia a melhora nos relacionamentos interpessoais dentro e fora da unidade escolar, desenvolve as competências necessárias de liderança e aumenta a produtividade e a eficiência destes colaboradores e líderes. Aprender técnicas para lidar com situações problemas de forma criativa, realizar a correta divisão de tarefas, tomar decisões em conjunto bem informadas e aproveitar melhor os talentos que se tem à disposição para o bem da comunidade escolar”, finalizou.