Presidente do Consed abre diálogo com a nova gestão do Mec

Ministério da Educação

22.01.2019

A secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, Cecilia Motta, participou de reunião com o novo secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Antonio Tozi. Também estava presente a nova Secretária de Educação Básica, Tania Leme de Almeida. Motta foi ao Mec a convite dos dois secretários. 

A presidente aproveitou para falar sobre as principais ações do Consed, especialmente no que diz respeito aos seus grupos de trabalho. Explicou que os estados estão atuando fortemente na implementação dos currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e que isso tem sido feito em parceria com a Undime.

Cecilia Motta destacou a importância do regime de colaboração e do diálogo. “Espero que a nova gestão esteja aberta ao diálogo com os estados e municípios, pois são eles que colocam em prática as políticas públicas da Educação. A gente não vai concordar em tudo, nem discordar em tudo, pois ideias divergentes estão em todos os lugares. A experiência nos mostra que essa pluralidade é boa na construção dos resultados”. A presidente finalizou enfatizando que a bandeira do Consed é a Educação.

O secretário-executivo do Mec disse que a nova equipe reconhece o papel dos estados e municípios e quer dialogar com ambos na nova gestão. Ele ressaltou que a prioridade do ministro Ricardo Vélez será a Educação Básica, inclusive, com maior aporte de recursos. Segundo o secretário, também serão prioridades a alfabetização na idade certa, a profissionalização docente e a gestão escolar.

Antonio Tozi informou ainda que Vélez irá convidar a diretoria do Conselho de Secretários para uma primeira reunião e que esses primeiros dias tem sido de organização da casa.