Presidente da Fade faz avaliação da participação do Estado nos Jogos Escolares

Acre

08.11.2021

Cento e quarenta e oito atletas em 14 modalidades esportivas. Essa foi a representação do Acre nos Jogos Escolares Brasileiros, competição que está sendo realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), no Centro Olímpico da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro.

O presidente da Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade), José Reinaldo Azevedo, aproveitou para fazer uma avaliação da participação das equipes acreanas nos Jogos Escolares, cujas seletivas no estado foram realizadas em parceria com o Departamento de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

José Reinaldo com as equipes masculina e feminina de vôlei de praia do Acre. Foto: Stalin Melo/SEE

Ele faz questão de dizer que alguns problemas na organização foram superados e que os atletas acreanos estão participando, e bem, das competições. “A gente está muito satisfeito com a participação do Acre nessa edição dos Jogos Escolares”, faz questão de dizer.

José Reinaldo destaca as vitórias que os atletas acreanos obtiveram já nos primeiros dias de competições, como no judô, no futsal e também no basquete. “O apoio do governo do Estado foi muito importante para que a gente pudesse selecionar essas crianças”, afirma.

A interação dos atletas acreanos com outras equipes também está sendo fundamental, segundo ele. Das modalidades dos Jogos, o Acre não trouxe representantes apenas no atletismo adaptado, no wrestling, na ginástica artística, antiga ginástica olímpica, e também no karatê.

“O atletismo adaptado nós até temos atletas, mas não na idade de 12 a 14 anos. Já no karatê, não trouxemos representantes porque o professor faleceu no início do ano de Covid-19, então ficamos reféns nessa modalidade”, disse.

Mas ele fez questão de destacar a participação acreana na ginástica rítmica, modalidade em que o Acre teve competidoras pela primeira vez em toda a história dos jogos escolares. “Trouxemos três atletas, três meninas incríveis que deram show aqui no Rio de Janeiro”, frisou.

Ele aproveitou a oportunidade para destacar, também, a participação de escolas do interior do estado na competição, como a José Valmir (da rede municipal), de Plácido de Castro, o Instituto Odilon Pratagi (IOP), do município de Brasileia, e a escola Nova Vida (rural), do município do Bujari.

Por Stalin Melo 

Assessoria de Comunicação - SEE/AC