Preparatório Enem: cerca de 800 estudantes da Rede Estadual PE se reúnem no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont

Pernambuco

25.10.2019

Cerca de 800 estudantes das 44 escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul participaram, nesta sexta-feira (25), de um aulão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovido em parceria com a UniFBV e o Acelera. O preparatório aconteceu na quadra do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, e reuniu professores renomados para ministrar aula de história, redação, matemática e biologia. 

A estudante Nicole Souza, da Escola Professora Inalda Spinelli, pretende cursar Logística e estava atenta às dicas de matemática. Para ela, os aulões promovidos pela escola e pelo Governo em parceria com outras entidades só reforçam nos adolescentes o desejo de entrar na universidade. “Eu acho uma ótima iniciativa. Muita gente termina o Ensino Médio sem sonhar em entrar numa faculdade, e os que querem, ficam bastante empolgados com esses eventos. Conheço muitos colegas que estudam e trabalham, e realmente não têm tempo para pensar em curso superior”, disse. 

Lenilson Matheus, terceiranista da Escola Professor Leal de Barros, de Engenho do Meio, vai fazer o Enem para tentar ingressar no curso de Gastronomia, e elogiou a organização do aulão. “A maioria das pessoas que está aqui não tem recursos para arcar com cursinhos, com aulas caras, e o Governo traz essa oportunidade para a gente o ano inteiro. E nessa reta final, é fundamental revisar. Estou confiante de que vou passar e muito feliz por estar aproveitando essa chance de estudar com grandes mestres de cursinhos”, frisou o adolescente. 

Diogo Didier ministrou a aula de redação; Tacio Maciel de matemática; Pedro Simas de história; e Arthur Costa de biologia. “Este é um momento muito importante para esses jovens, pois simboliza a conclusão do Ensino Médio e o primeiro passo para entrar na universidade. Nós fizemos um trabalho para que as aulas ministradas hoje fossem as mais diferentes e dinâmicas possíveis, como forma de não só revisar o assunto, mas de motivar esses estudantes nesta reta final do Enem”, declarou Ana Selva, Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação da Secretaria de Educação e Esportes.