Prêmio Vivaleitura reconhece as experiências em educação, cultura e leitura

Prêmios

09.01.2015

Foram premiados ontem, 16, no no Salão Nobre do Congresso Nacional, em Brasília, quatro projetos escolhidos entre os vinte finalistas do Prêmio Vivaleitura. Cada um recebeu um prêmio individual de R$ 25 mil, além de diploma e troféu.

Estavam presentes a ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler; a secretária de Educação Básica do MEC, Maria Beatriz Luce; a diretora da OEI, Ivana de Siqueira; o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura, José Castilho Marques Neto; a senadora eleita Fátima Bezerra,  coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura no Congresso Nacional; Nilce Rosa da Costa, secretária executiva do Consed e Vivian Melcop, secretária executiva da Undime.

Foram premiados os seguintes projetos: Barca dos Livros: uma biblioteca com alma, de Santa Catarina, na categoria Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Ação integrada para o letramento, do Paraná, na categoria Escolas Públicas e Privadas; Humanizando a saúde por meio da leitura, de São Paulo, na categoria Práticas Continuadas de Leitura em contextos e espaços diversos desenvolvidos pela sociedade e o projeto Grupo Atitude, por uma cidade leitora, da Paraíba, na categoria Promotor de Leitura (pessoa física).

A secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa, destacou a importância do Prêmio por “estimular a leitura e promover um País de leitores”.

“Nenhuma arte pode existir sem a leitura e sem a educação” afirmou a ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, que fez um discurso emocionado, onde também ressaltou a importância da educação e da leitura para os jovens e o potencial que ela lhes dá.

Também foi dada a Menção Honrosa José Mindlin ao projeto Rodas de Leitura no Ponto de Cultura Tambor de Crioula Arte Nossa, do estado do Maranhão.

Prêmio Vivaleitura - É promovido pelos ministérios da Educação e da Cultura e a coordenação é feita pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Apoiam a iniciativa, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Fundação Santillana e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).