Pernambuco
23.09.2020O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), divulgou, nesta quarta-feira (23), o resultado geral do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), bem como os melhores resultados apresentados por escolas municipais e estaduais, municípios e Gerências Regionais de Educação (GREs). A premiação aconteceu no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença do governador Paulo Câmara, secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, além de secretários municipais de Educação, gestores de escolas e de GREs.
Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a solenidade foi transmitida pela internet, respeitando o distanciamento social e todos os protocolos de segurança para a contenção da Covid-19. No Salão, estavam apenas autoridades e educadores certificados pelos destaques alcançados. O secretário Fred Amancio iniciou a cerimônia cumprimentando os gestores de escolas e de regionais, e em seguida apresentou os resultados por etapas de ensino, municípios e Gerências Regionais.
“Gostaria de parabenizar todos os professores e gestores das nossas escolas, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, pelo esforço de se reinventar neste momento de pandemia. O Idepe é um dos momentos mais importantes para a educação do Estado de Pernambuco, e mais do que divulgar resultados, este momento é de reconhecer todo o empenho das nossas escolas para manter as nossas escolas e a nossa educação mais atrativas”, disse Fred Amancio.
Durante a sua apresentação, Amancio comentou o destaque de Pernambuco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado no dia 15 de setembro. “Com média 4,5, Pernambuco se mantém em posição de destaque nacional, é uma evolução constante. Além disso, mais uma vez, Pernambuco alcança o topo no ranking de melhor escola da rede estadual do Brasil, que é a Escola de Aplicação do Recife. Sem dúvidas, algo que temos muito a comemorar”, pontuou.
Dando sequência a sua apresentação, o secretário divulgou a média do Estado no Idepe, apontando nota de 4,7, enfatizando também a evolução das escolas ao longo dos últimos anos. “Em 2014, tínhamos apenas uma escola com média acima de seis. Hoje, são 49. É com muita alegria que divulgamos esses números”, ressaltou.
O Grupo Escolar Barra Azul, de Bonito, ficou em primeiro lugar na categoria Escolas da Rede Municipal com melhores resultados do Idepe nos anos finais do Ensino Fundamental; e em terceiro lugar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com notas 8,24 e 8,68, respectivamente. Emocionada, a gestora da unidade de ensino, Valdiane Souza, contou que o resultado é fruto de muito esforço coletivo. “É um trabalho de muita união de toda a escola e as famílias. Antes de receber a notícia da nossa colocação, os próprios alunos já sentiam que a gente conquistaria o primeiro lugar. Ou seja, a autoestima da comunidade escolar está elevada, estamos mais confiantes por saber que estamos trabalhando de mãos dadas”, expressou.
Quem se destacou também foi a Escola Estadual João Rodrigues Leite, de Carnaubeira da Penha, que alcançou a primeira colocação na categoria Escolas da Rede Estadual com melhores resultados no Ensino Médio. O Idepe da unidade foi 7,60. O resultado pegou de surpresa toda a comunidade escolar. “Nós não estávamos esperando o primeiro lugar. Foi uma alegria imensa receber esse reconhecimento. Vamos continuar trabalhando para manter a qualidade da nossa educação, buscar meios para atrair ainda mais os nossos alunos para as atividades na escola e fazer bonito de novo no ano que vem”, declarou a gestora Fabiana Rosa Guedes.
Danilo dos Santos, gestor da Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Sul, recebeu das mãos do governador o certificado de primeiro lugar na categoria Gerências Regionais que mais cresceram no Idepe 2019. A regional registrou um aumento de 5,0%. “Eu acho que é um trabalho em conjunto de professores, gestores, alunos e familiares que faz a gente obter bons resultados. A nossa Regional está no caminho certo, é uma equipe que foca na obtenção de resultados, que consequentemente eleva a qualidade da educação de Pernambuco”, analisou Santos.
“Estamos enfrentando um ano diferente, difícil, mas momentos como o de hoje nos enchem de energia para retomar as aulas e correr atrás dos prejuízos dessa paralisação, para que a gente possa continuar aplicando aqui, no Estado de Pernambuco, uma das melhores educações públicas do Brasil. Os índices de educação mostram que a nossa política evolui a cada ano, e eu gostaria de parabenizar a todos que fazem a Secretaria de Educação e Esportes”, acrescentou o governador Paulo Câmara.
Idepe - Criado em 2015, o Prêmio Idepe é divulgado anualmente e contempla com o Bônus de Desempenho Educacional (BDE) aqueles que cumprem as metas para o indicador estadual. As variáveis utilizadas para aferi-lo são as mesmas usadas no cálculo do índice nacional (IDEB): proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio e fluxo escolar.
Os resultados do indicador estadual são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma importante ferramenta para a gestão escolar.
A instituição responsável pelo SAEPE e pelo Idepe é o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), que vem aplicando a avaliação nos últimos anos em Pernambuco e em diversos estados, e é também uma das responsáveis pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil (Saeb) e pelo IDEB, do Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.