Projeto de unidade escolar de São Miguel do Tocantins utiliza games para envolver estudantes e ensinar matemática

Tocantins

01.03.2024

Uma gincana de games representa uma maneira inovadora e envolvente de promover a interação entre os estudantes, estimular o trabalho em equipe e fomentar o espírito competitivo de forma saudável no ambiente escolar. O projeto, Gincana Interativa de Matemática (Gimep), da Escola Estadual Bela Vista (CMTO – Bela Vista), de São Miguel do Tocantins, pertencente à Superintendência Regional de Educação (SRE) de Araguatins, foi o campeão do Prêmio Escola que Transforma. 

O projeto concorreu na categoria Escola da Polícia Militar do Tocantins/Educação Militar/Parcial e Integral - Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental – Esfera Estadual. O Prêmio Escola que Transforma é uma ação do Programa de Fortalecimento da Escola (PROFE), uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação.

A gincana teve formato gamificado, executado de forma on-line, utilizando metodologias ativas da educação com foco nas turmas do oitavo ano. Foi foco de discussões no período letivo em sala de aula e através de palestras. Houve aplicação de simulados gamificados com desfecho na Gincana Interativa de Matemática. Após a competição houve premiação dos discentes com medalhas, certificados e kits escolares.

O professor de Matemática e responsável pelo projeto, José Haito de Moura Filho, explica que desenvolveu uma apostila com questões baseadas na prova Brasil, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que foi impressa e distribuídas e aplicado um simulado ao final de cada bimestre. “O sentimento foi de alegria, uma satisfação por presenciar o resultado, a conclusão de algo que foi trabalhado durante o ano. Os games proporcionaram aos alunos, além da diversão, o conhecimento dentro no ambiente virtual, através dos games, que eles gostam muito e ao mesmo tempo aprendendo”.

Para a estudante Paula Vitória Nascimento da Silva, foi uma experiência inovadora, pois não tinha acontecido antes, de um professor envolver as tecnologias para ajudar a aprender matemática. “Foi revolucionário, o projeto ajudou bastante, me aproximou mais ainda da Matemática, uma das minhas matérias favoritas. Sou muito competitiva e a emoção da nossa equipe ficar em primeiro foi muito boa. A premiação em dinheiro do projeto também me deixou muito feliz, com os recursos destinados para a escola e para nós da equipe”. 

O aluno Reivyson Yardley Rodrigues Costa, disse que o projeto foi inovador, principalmente incentivo e a premiação em dinheiro. “Para mim foi uma experiência nova, porque utilizou muita tecnologia, tivemos apostilas e simulados para nos preparar para a gincana. Também melhorou meu aprendizado, deu um gás a mais para estudar e avançar nas disciplinas, principalmente na matemática. E o jogo foi atrativo para muitos alunos e o segundo lugar foi recebido com muita felicidade pela nossa equipe”, completou. 

Sobre o Prêmio

O Prêmio Escola que Transforma é uma ação do Programa de Fortalecimento da Escola (PROFE) e busca reconhecer, valorizar e divulgar as boas práticas realizadas nas unidades escolares estaduais e municipais de todo o território tocantinense. 

Foram destinados R$ 2 milhões para as premiações dos 57 projetos selecionados de 1º a 3º lugar, em 19 categorias. As unidades escolares e os profissionais titulares dos projetos selecionados foram premiados conforme as categorias com valores entre R$ 30 mil e R$ 5 mil. Os estudantes protagonistas dos projetos também receberam prêmios de R$ 1 mil a R$ 500. 

 Lenna Borges/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane de Oliveira/Governo do Tocantins