Prêmio "construindo a nação" traz novidades no seu 15° ano consecutivo

Parceiro

04.05.2015

São Paulo, abril de 2015 - O “Prêmio Construindo A Nação” é uma iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil que tem por objetivo reconhecer e difundir ações sociais realizadas por escolas da iniciativa privada e da rede pública e seus alunos, que tenham como agentes os próprios estudantes. O prêmio tem parceria de realização da Fundação Volkswagen.

Após 14 anos de implementação do projeto de Premiação Construindo a Nação, em todas as modalidades de ensino, que abrangeu neste período 26 estados e Distrito Federal, com a participação de 8.160 escolas, mobilização de 6.528.000 estudantes, beneficiando com suas praticas sociais em média 32.640.000 pessoas das comunidades do seu entorno, o Instituto da Cidadania Brasil redireciona sua abordagem junto às escolas.

A partir de 2015, o projeto ganha novo nome “Prêmio Construindo a Nação A Vez dos Grêmio – A Vez dos Estudantes” e privilegia as práticas desenvolvidas pelas agremiações estudantis das escolas da rede pública e privada dos estados brasileiros que aderirem ao projeto, enfocando temas e práticas relacionados às demandas sociais de sua comunidade interna ou externa à escola.

“Trabalhar com agremiações estudantis, representa, para nossa entidade, um novo e estimulante desafio, principalmente pelo vínculo direto da cidadania através do empreendedorismo juvenil, fortalecendo o desenvolvimento do projeto Construindo a Nação, agora voltado diretamente aos estudantes. Por isso, serão utilizados instrumentos metodológicos voltados à participação e interatividade à distância, com suporte técnico a cada grupo inscrito, com apoio e parceria de gestores, professores, pais, colaboradores e financiadores locais”, fala Paulo Saab, presidente do Instituto.

Todos os estados brasileiros e Distrito Federal poderão aderir ao projeto e a  abrangência do prêmio será de caráter nacional, sendo que as agremiações competirão entre si independentemente do estado de origem. A duração do projeto será de 09 meses: de abril a dezembro de 2015. Todos os projetos respeitam o princípio de melhoria ou resolução de problemas nas comunidades onde se inserem essas escolas, dentro de temas relevantes para a vida de todos os envolvidos, alcançando situações sociais, educativas, culturais, de saúde, preservação ambiental, sustentabilidade, entre outros, que possam ser beneficiados pela participação de jovens brasileiros em idade escolar. Este ano, uma única escola será vencedora e ganhará R$ 10 mil para serem revertidos em equipamentos eletrônicos que facilitem a comunicação das agremiações com seu publico.

Para conhecer os quesitos básicos e regulamento, entre no site do Instituto Cidadania que oferece todos os detalhes do prêmio:  www.institutocidadania.org.br. A escolha de quais equipamentos será feita pelos estudantes participantes da prática vencedora em fórum específico. A premiação será realizada na própria escola de origem da agremiação em questão, com a presença de gestores, professores, autoridades locais, parceiros e realizadores do projeto.