Pré-Enem incentiva a leitura e trabalha literatura piauiense durante as revisões

Exame Nacional do Ensino Médio

12.07.2021

Quem acorda cedinho aos domingos para acompanhar as aulas do Pré-Enem Seduc não se arrepende. Além de poder revisar os conteúdos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes contam com aulas dinâmicas, interação por meio do chat on-line, possibilidades de tirar dúvida em tempo real e participam do sorteio de livros, no quadro Ler Para Escrever Melhor.

A cada revisão, são sorteados 10 livros de autores piauienses. Os estudantes vencedores recebem em casa o exemplar e 50 livros já foram entregues.

Wellington Soares, coordenador do Pré-Enem Seduc, fala sobre mais detalhes da iniciativa. “Durante as revisões, eu lanço uma pergunta sobre literatura, os dez primeiros que responderem corretamente a pergunta, são os vencedores do sorteio e receberão em casa um livro de autores piauienses. A Seduc faz a entrega ao estudante, mesmo que ele resida no interior”, explicou.

Além de dar dinamismo à revisão do Pré-Enem Seduc Live, o quadro Ler para Escrever Melhor é uma oportunidade de ampliar o conhecimento das pessoas sobre a literatura piauiense. “Entendemos que a leitura precede a escrita e para que o estudante possa fazer uma boa redação, ele precisa ter a prática da leitura. Dessa forma, esse é um projeto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que visa incentivar a leitura e apresentar a literatura piauiense aos estudantes”, concluiu Wellington Soares.

Autores piauienses, como André Gonçalves, Vanessa Trajano, João Luís Rocha do Nascimento, dentre outros, são parceiros dessa iniciativa e fazem a doação dos livros para o sorteio. “Estou colaborando com a ação, doando algumas produções minhas e me sinto muito feliz em ver que mais pessoas terão acesso à literatura e poderão ampliar os horizontes da leitura. A Seduc está de parabéns”, afirmou o escritor André Gonçalves.


Pré-Enem Seduc Live


Nesse domingo (11), os estudantes puderam revisar os conteúdos das disciplinas de Matemática, Física, Linguagens e Redação, em quatro horas de aulas on-line transmitidas ao vivo pela TV Antares (Canal 2.1), Facebook e YouTube do Canal Educação.

Além dos conteúdos, os estudantes podem dispor de aulas dinâmicas e quadros interativos, como: SEDUC TA ON (informações sobre o Ensino Superior), BORA PAPEAR (comentário das aulas e tira dúvidas com o professor),  LER PARA ESCREVER MELHOR (sorteio de livros), BORA VER FILME (dicas de filmes), FALA CONSULTOR (tira-dúvidas sobre vestibulares, inscrições), BORA LER (dicas de livros) e BORA LOUVAR (homenageia personalidades mostrando as suas obras e trabalho).

As revisões Pré-Enem Seduc Live configuram um espaço de conhecimento e entretenimento, no qual estudantes podem aprender de forma dinâmica e interagindo entre si.