Distrito Federal
15.04.2020Este ano, haverá aplicação de provas digitais para quem optar por esse formato
Termina na próxima sexta-feira (17/3) o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudantes que cursam a 3ª série do Ensino Médio na rede pública estão entre aqueles que têm direito à isenção. O período de inscrições irá de 11 a 28 de maio.
Este ano, a principal novidade é a aplicação digital, em computador, para os primeiros 4.024 participantes que optarem por esse formato no Distrito Federal. No Brasil, ao todo, serão 100 mil. A diferença no cronograma das duas versões do Enem (Digital e Impresso) são as datas de aplicação das provas. Para o Enem Digital, as provas serão nos dias 11 e 18 de outubro, enquanto o Impresso será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro.
Estudantes do ensino médio estão tendo a oportunidade de continuar os estudos para as principais provas da educação. Nas terças-feiras e quintas-feiras, enquanto durar a suspensão das aulas presenciais, as transmissões de conteúdos são ao vivo nas TVs Justiça e Gênesis, das 9 horas ao meio-dia, com aulões voltados para o exame e também para o Programa de Avaliação Seriada (PAS). A programação é repetida das 13h às 16h na TV União. Diariamente, no site da SEEDF, são divulgados os temas das aulas.
A partir da próxima semana, em data a ser divulgada, os estudantes do Ensino Médio que tiverem internet também terão acesso à plataforma Google Sala de Aula, onde irão encontrar seus professores e conteúdos de todos os componentes curriculares. Em breve, a Secretaria irá divulgar o passo a passo de acesso à plataforma.
Também nos próximos dias, será publicado o chamamento público aberto às operadoras para proporcionar pacotes de dados patrocinados aos estudantes e professores. Com isto, os usuários poderão acessar a plataforma gratuitamente, sem gastar seus pacotes pessoais. O uso também será possível aqueles que não têm contas de internet, mas possuem sinal em sua região.
O DF conta com cerca de 80 mil estudantes cursando o Ensino Médio em 91 escolas da rede pública que atendem esta etapa educacional. Na 3ª série, são 21 mil.
Além dos estudantes da 3ª série da rede pública, têm direito à isenção da taxa de inscrição:
→ pessoas que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas ou com bolsa integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
→ aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Peça AQUI a isenção e acesse a Página do Participante com todas as informações sobre o Enem.
Da Redação, Ascom/SEEDF