Prazo para inscrições na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática encerra nesta sexta-feira (15)

Tocantins

12.03.2024

As unidades escolares têm até a próxima sexta-feira, 15, para efetuar inscrição na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a maior competição científica do país. Podem participar instituições municipais, estaduais e federais, públicas e privadas, que atuem nos segmentos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou do ensino médio. 

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelas escolas, no site www.obmep.org.br, onde é necessário preencher uma ficha, informar o código MEC/INEP e criar uma senha. Essas informações deverão ser utilizadas para acesso ao sistema em todas as etapas da Olimpíada.

O cronograma prevê provas em duas etapas, sendo que a 1ª fase deverá ser realizada no dia 4 de junho e a 2ª fase em 19 de outubro. 

Tanto o cronograma quanto o regulamento do certame estão disponíveis no site oficial da competição, com todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas. Além disso, também está disponível material didático de apoio para as escolas e estudantes.

OBMEP

Criada em 2005, a OBMEP é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida majoritariamente com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o Ministério da Educação (MEC). 

A Olimpíada contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins